Em 26 de março de 2009, foi realizado, no Pleno do TST, o encerramento do “Ciclo de Palestras Sérgio Vieira de Mello: Uma Nova Consciência em Direitos Humanos”. O evento, promovido pelo British Council em parceria com a Enamat e com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho, homenageou o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Iraque, vitimado em um ataque terrorista à sede da ONU em Bagdá no dia 19 de agosto de 2003.

O palestrante foi o professor Gil Loescher, da Universidade de Oxford (Inglaterra), que estava com Sérgio Vieira de Mello no momento do ataque e foi seriamente ferido, perdendo as duas pernas. Em sua apresentação, Gil Loescher falou sobre “Direitos Humanos e Refugiados: Crise Global dos Deslocamentos Prolongados”.

A apresentação serviu para conscientizar o público da gravidade da atual situação dos refugiados, que não têm acesso às condições básicas de sobrevivência, conforme estabelecido pela Convenção de 1951, apesar da atuação do ACNUR junto aos países anfitriões. Segundo o Professor inglês, o tempo que os refugiados permanecem no exílio aumenta a cada ano, existindo atualmente trinta situações de refúgio prolongado.

O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Brasil, Dr. Javier Lopez-Cifuentes, destacou a existência de quase 4.000 refugiados no Brasil. Desses, 80% são de origem africana, representados por aproximadamente 1.600 angolanos – o maior grupo –, 320 cidadãos da República Democrática do Congo e 250 da Libéria.  No que tange à América Latina, mais de 500 refugiados são de origem colombiana.

O evento reuniu aproximadamente 702 pessoas, entre autoridades convidadas e participantes, no auditório deste Tribunal, e 500 pessoas se inscreveram para acompanhar ao vivo a palestra pela Internet.