A juíza do trabalho substituta do TRT do Rio de Janeiro, Roberta Ferme Sivolella, e o juiz titular da 19ª Vara do Trabalho em Recife (PE) Antônio Wanderley Martins, foram selecionados pela Enamat para as duas bolsas de estudos oferecidas à Escola pela Embaixada da França no Brasil. A bolsa é dirigida ao curso Investigation Economique et Financière, que será realizado em Paris, no período de 3 a 14 de novembro próximos.

Segundo o juiz Antônio Wanderley Martins, essa é a segunda vez que ele é selecionado para um curso na França. “Em 2007, participei do Curso de Formação de Formadores, e foi uma experiência muito enriquecedora”.

Empolgado com a seleção de seu nome, ele disse que o curso atual é de extrema importância, pois trata de assuntos como lavagem de dinheiro e fraude fiscal, “temas que nos deparamos em nosso trabalho, quando temos que analisar questões que envolvem, por exemplo, empresas fraudadoras. O curso trará uma sistemática de possíveis caminhos a serem tomados pelo magistrado brasileiro”, enfatizou ele.

“Emocionada, surpresa e muito feliz”. Foi assim que a juíza Roberta Sivolella recebeu a notícia de sua seleção para o curso na França. Ela conhece bem o País e já fez cursos em Paris, mas voltados para o aprendizado da língua francesa. Desta vez, segundo ela, a oportunidade de ter contato com as questões jurídicas da França, contribuirá para enriquecer seus conhecimentos em sua área de atuação profissional.

As bolsas oferecidas à Enamat são decorrentes do convênio firmado com a Escola Nacional da Magistratura da França – ENM, e cobrem despesas de inscrição, hospedagem e parte da alimentação. Os custos com bilhetes aéreos e demais despesas serão suportados pelos magistrados selecionados.

No final do curso, os juízes são responsáveis por elaborar um relatório, sobre as atividades desenvolvidas, servindo como multiplicadores de conteúdo aos demais magistrados.

Cláudia Valente

FOTO

wanderley