Começa na próxima segunda-feira (10), o 17º Curso de Formação Inicial (CFI) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

A cerimônia de abertura será às 9h, no auditório da Escola (5º andar do Bloco A). Logo após a abertura, os alunos participam do Congresso “Perfil Contemporâneo da Responsabilidade Civil”, que acontece nos dias 10 e 11.

Nesta 17ª edição do CFI, que termina no dia 12 de dezembro, participam 60 alunos-juízes, sendo 30 homens e 30 mulheres, oriundos das seguintes regiões: 1ª (RJ), 2ª (SP), 5ª (BA), 6ª (PE), 14ª (AC/RO), 15ª (Campinas), 16ª (MA), 18ª (GO), 19 ª (AL) E 22ª (PI). A região com o maior número de participantes é Campinas, com 19 alunos.

Durante as 175 horas aula, os alunos-juízes participam de atividades práticas, como as oficinas de Instrução, conciliação e decisão Processual, e aulas teóricas, como Relacionamento do Magistrado com a sociedade, a imprensa, o Ministério Público e Auditoria Fiscal do trabalho, Psicologia Judiciária Aplicada, deontologia, administração judiciária, Sistema Judiciário, linguagem jurídica, Técnica de Decisão Judicial e Teoria Geral do Juízo Conciliatório. Haverá, ainda, apresentações e debates sobre temas contemporâneos, visitas guiadas às sessões, varas do trabalho e tribunais superiores.

A Enamat, desde sua criação em 2006, já formou 1022 alunos nos 16 Cursos de Formação Inicial promovidos até agora.

Cláudia Valente