O professor Adalberto José Kaspary iniciou as aulas do dia de hoje (18), do 17º Curso de Formação Inicial, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), com dicas sobre linguagem jurídica.

Ele falou sobre as características distintivas entre o texto literário e o texto técnico, preciosismo, clareza, concisão, correção, coesão, coerência e pertinência, além de abordar questões de morfossintaxe – concordância, flexão e regência verbais. Ele falou também sobre pontuação, erros ortográficos mais comuns e uso do latim.

A segunda aula do dia foi ministrada pelo juiz Marcos Neves Fava, assessor do diretor da Enamat. Ele participou do módulo Temas Contemporâneos e falou sobre os aspectos práticos das ações coletivas na Justiça do Trabalho. Ele fez um breve histórico do surgimento das ações coletivas, “indispensáveis para a judicatura do século XXI”, de sua utilidade, categorias de interesse e legitimação, dentre outros aspectos.

A aula do juiz João Humberto Cesário, também no módulo “Temas Contemporâneos”, foi a última do dia. Ele abordou a atuação do Ministério Público do Trabalho na tutela do meio-ambiente natural e do trabalho, falou sobre o Estado Social, a era positivista e a pós-positivista, “quando a lei passa a dialogar com a moral e a ética”, e do momento atual, que ele denominou de “Estado Democrático Ambiental de Direito”.

Cláudia Valente

Professor Adalberto José Kaspary

Professor Adalberto José Kaspary

Juiz Marcos Neves Fava

Juiz Marcos Neves Fava

Juiz João Humberto Cesário

Juiz João Humberto Cesário