O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro João Oreste Dalazen, abriu hoje o Seminário: Direito do Trabalho Comparado – Brasil / Argentina / Uruguai, que integra o programa dos cursos de formação continuada de magistrados do trabalho.

O diretor exaltou a importância da realização do curso, lembrando que não há exercício independente da jurisdição, sem magistrados permanente e adequadamente capacitados. “A preparação intelectual constante, realizada mediante o percurso de um itinerário formativo sólido e planejado, constitui o alicerce sobre o qual se constrói a difícil e exigente carreira dos magistrados”, disse o diretor.

O ministro salientou, ainda, que a formação continuada, além de garantir a constante atualização das normas legais da jurisprudência, ‘deve propiciar a profunda e densa reflexão sobre os institutos jurídicos com que se vê a braços o juiz na complexa função de julgar seus semelhantes.”

Sobre a escolha do tema do seminário, o diretor da Enamat destacou que “o estudo do Direito Comparado oferece diversos e importantes benefícios. De certa perspectiva, pode-se tirar dos estudos a formação e o perfil das estruturas sociais de outros países, que se revelam indelevelmente  marcados na forma de organização de seus ordenamentos jurídicos.

O ministro agradeceu a valiosa colaboração dos expositores, professor Oscar Zas, da Universidade de La Plata, Argentina, do professor Hugo Barreto, da Faculdade de Direito do Uruguai e do ministro do TST Maurício Godinho Delgado.

O seminário, com 10 horas de duração, termina amanhã (21), e conta com a participação de 70 magistrados oriundos de todas as regiões do País. As palestras e debates são transmitidos em tempo real para as 24 Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho.

Cláudia Valente

Fotos: Aldo Dias e Felipe Sampaio

SO2A1643

Diretor da Enamat, Ministro João Oreste Dalazen

Diretor da Enamat, Ministro João Oreste Dalazen

Ministro do TST Maurício Godinho Delgado

Ministro do TST Maurício Godinho Delgado

Professor Hugo Barreto

Professor Hugo Barreto

Professor Oscar Zas

Professor Oscar Zas