Começa hoje, no TRT da 1ª Região-Rio de Janeiro – RJ, o 3º Curso Interinstitucional de Formação de Formadores, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em cooperação com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) da França, entidade reconhecida mundialmente pela expertise em matéria de formação de magistrados.

O curso termina no dia 28 de novembro, e é ministrado pelas magistradas francesas Frédérique Jovet e Sophie Vignaud. O objetivo é capacitar multiplicadores para definir e estruturar conteúdos pedagógicos; executar programas de formação, bem como atividades de suporte e apoio; atuar como facilitador/instrutor presencial em cursos de formação; avaliar resultados para ajustar os conteúdos durante o programa e em seu final; e estabelecer critérios de avaliação e assegurar o aproveitamento dos formandos.

Participam 24 magistrados trabalhistas, um de cada Tribunal Regional do Trabalho, em conformidade com os seguintes requisitos: ser magistrado com o mínimo de cinco anos de exercício na carreira; possuir experiência em formação profissional, na condição de instrutor, coordenador acadêmico ou conselheiro, ou em outra função administrativa ou acadêmica em Escola Judicial; haver participado, na condição de aluno ou instrutor, de algum curso de formação continuada ou formação de formadores ministrado pela Enamat; e não haver cursado evento similar promovido pela ENM-FR no Brasil ou na França.

O curso, que é parte do convênio firmado entre as duas instituições, está sendo desenvolvido por meio de conferências teóricas, estudos de casos práticos e de situações profissionais, apresentação de experiências inovadoras e oficinas. Todo o conteúdo conta com tradução simultânea do francês para o português.

Texto: Cláudia Valente