Os alunos-juízes que compõem o 17º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) visitaram hoje (26) o Foro Trabalhista de Brasília e o Supremo Tribunal Federal (STF).

O Grupo que foi ao foro pode acompanhar de perto, ao longo de toda a tarde, a rotina de trabalho do local, que reúne 22 varas do trabalho e adota um modelo pioneiro de autonomia administrativa.

Divididos em cinco grupos, eles assistiram as audiências de conciliação, instrução e julgamento e tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a realidade da Justiça do Trabalho num local que recebe, diariamente, cerca de cinco mil pessoas, entre partes e advogados.

Os alunos foram ao Foro Trabalhista da 10ª Região acompanhados pelo assessor do diretor da Enamat, juiz Marcos Neves Fava, e foram recebidos pelos juízes das 3ª,  10ª, 11ª, 16ª, 18ª e 19ª varas, que explicaram os procedimentos adotados durante as sessões.

Os alunos-juízes receberam, com antecedência, os processos da pauta, prepararam-se para acompanhar as instruções e receberam a incumbência de apresentar uma minuta de sentença para um dos casos. O trabalho faz parte das avaliações do CFI, a cargo de uma banca de magistrados da 10ª Região, sob a coordenação da desembargadora Elke Doris Just.

Outro grupo de juízes visitou o Supremo Tribunal Federal para assistir a uma Sessão do Tribunal Pleno. Amanhã (27) os grupos se revezam: os que foram ao STF irão às varas do trabalho e vice-versa. A Turma é composta de 60 alunos e as visitas são parte das aulas práticas do CFI, que está na 3ª de suas cinco semanas de duração.

Texto: Cláudia Valente

DSC_0044

DSC_0054

DSC_0064