Como administrar financeiramente a carreira, a fim de garantir uma aposentadoria confortável? As dicas do professor José Pio Martins, economista, chamaram a atenção dos alunos-juízes do 17º Curso de Formação Inicial realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O tema “Educação Financeira e Previdenciária”, ministrado pelo professor José Pio, da Universidade Positivo de Curitiba/PR, objetiva preparar o magistrado para que construa, ao longo da carreira, uma sustentação financeira que garanta uma aposentadoria segura.

Segundo o professor, o tema merece especial atenção, tendo em vista que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando nas últimas décadas, tornando necessária a preocupação financeira após os 60 anos.  O economista destacou que, segundo pesquisas divulgadas pelo site Valor Investe, “com crédito farto, aumento do consumo compulsivo e da inflação, mais integrantes da classe A estão perdendo o sono com endividamento, e alguns já buscam grupos de ajuda e tratamento clínico.”

O professor desenvolveu sua carreira basicamente no setor privado. É comentarista econômico da Rádio CBN de Curitiba, conta com mais de 500 artigos sobre macroeconomia, economia de empresas, finanças pessoais e temas de administração, assinados para a Gazeta do Povo, e é autor dos livros: Educação Financeira ao Alcance de Todos e Seu Futuro, ambos da Editora Fundamento. No governo, foi Secretário do Planejamento do município de Londrina, diretor-presidente da Companhia do Desenvolvimento de Londrina e diretor-geral da Secretaria da Fazenda do Paraná.

Texto: Cláudia Valente / Fotos: Aldo Dias e Fellipe Sampaio

SO2A3442

SO2A3510