A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realiza de 23 de fevereiro a 27 de março, o 18º Curso de Formação Inicial (CFI), dirigido aos magistrados recém-empossados na Justiça do Trabalho.

A aula inaugural contará com a participação do professor doutor Cassio Scarpinella Bueno, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que abordará o tema: O Novo Código de Processo Civil. Logo após haverá a apresentação do painel: O Novo CPC e o Processo do Trabalho, com participação do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do TST; do desembargador do trabalho Edilton Meireles, do TRT da 5ª Região (BA); do desembargador do trabalho Sérgio Torres Teixeira, do TRT da 6ª Região (PE) e do professor doutor Estevão Mallet, da  Universidade de São Paulo (USP).

A cerimônia de abertura, marcada para as 13h30 do dia 23/2, contará com a presença do Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen, e do Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, Ministro João Oreste Dalazen.

Nesta 18ª edição do CFI participam 87 alunos-juízes, oriundos das seguintes regiões: 2ª (SP), 3ª (MG), 8ª (PA/AP),  14ª(AC/RO), 18ª (GO) e 23ª (MT). A região com o maior número de participantes é São Paulo, com 49 alunos, seguida por Minas Gerais, com 27.

O curso tem a duração de 184 horas aula, e é composto por atividades práticas (oficinas de instrução, conciliação e decisão processual), e aulas teóricas, como Relacionamento do Magistrado com a sociedade, a imprensa, o Ministério Público e Auditoria Fiscal do Trabalho, Psicologia Judiciária Aplicada, Deontologia, Administração Judiciária, Sistema Judiciário, Linguagem Jurídica, Técnica de Decisão Judicial e Teoria Geral do Juízo Conciliatório. Haverá, ainda, apresentações e debates sobre temas contemporâneos, visitas guiadas às sessões do TST, varas do trabalho e tribunais superiores.

Texto: Cláudia Valente