Saber, saber ser, saber fazer. Os núcleos da organização das atividades do módulo nacional do Curso de Formação Inicial, que, nos termos da Constituição, constitui fase obrigatória ao vitaliciamento, distribuem-se entre esses três aspectos.

A adequada inserção no universo profissional da judicatura impõe aos alunos-juízes a preparação para os aspectos práticos mais relevantes de sua nova atuação. Para os juízes do trabalho, as audiências compõem larga parcela de sua atuação quotidiana.

Pelo modelo processual trabalhista brasileiro, quase a integralidade dos processos que chegam ao Judiciário passam pela sala de audiências. Ali, as partes buscam a conciliação, apresentam suas razões, instruem o processo com as provas e recebem a sentença.

Por isso, a aplicação de 55 horas de oficinas práticas relacionadas à atividade jurisdicional, dentre as 184 horas do Curso.

Nesta terça-feira, na penúltima semana da 18ª edição do CFI, em Brasília, os instrutores juízes titulares de Vara do Trabalho Hermann de Araújo Hackradt e Agenor Martins Pereira desenvolveram oito horas de prática de instrução.

Durante a atividade, os alunos prepararam, a partir de um caso concreto real, a simulação de audiências. Os papéis de juiz, advogado, preposto, reclamante e testemunhas foram divididos entre os integrantes de cada grupo. Depois de realizadas as audiências simuladas, os instrutores conduziram os debates com a participação de todos, observando os procedimentos adotados pelos participantes das audiências, bem como expondo as alternativas àquelas decisões.

Em outra parte das atividades do dia, os magistrados foram apresentados a situações-problema, para as quais, depois de alguns minutos de reflexão individual, propuseram saídas. A tarefa procurou construir, em laboratório, a realidade fática com a qual se abraçará o juiz do trabalho, no quotidiano das Varas, quando terão muito a decidir, em tempo sempre abreviado.

Os alunos-juízes, oriundos de sete diferentes TRTs, permanecem em Brasília até o próximo dia 27 de março, quando encerram o módulo nacional do Curso de Formação Inicial.

Fonte: ENAMAT