A educação a distância como instrumento de formação profissional de magistrados foi o tema central do evento promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam, nos dias 7 e 8 de maio em Brasília. O encontro reuniu diretores e especialistas em educação das Escolas de Magistratura estaduais e federais.

No dia 7 de maio, a Enamat participou em um painel sobre as práticas e desafios da educação a distância na formação dos magistrados brasileiros, sobre o tema  A Experiência da EaD na ENAMAT. O Diretor da ENAMAT, Ministro Renato de Lacerda Paiva, foi representado pelo Juiz Giovanni Olsson, assessor da direção e coordenador dos cursos de formação, acompanhado do servidor José Valmir Santos Filho, assessor e gestor da EaD, e da servidora Fernanda Truíte P. Lima. A Enamat foi convidada a expor seu modelo de educação a distância, incluindo princípios e estratégias de implementação.

Desde 2009, a Enamat adota o ambiente Moodle, customizado para suas necessidades, como plataforma central, e sempre investiu intensamente em qualificação de pessoal para permitir um modelo de educação totalmente adaptado às necessidades e à realidade do magistrado do trabalho. Os servidores da Escola são poliqualificados e em contínuo aperfeiçoamento nos mais diversos aspectos e segmentos da educação a distância. As atividades são centradas no controle integral de todas as fases do processo de ensino-aprendizagem a distância, realizadas na própria ENAMAT: projeto, desenvolvimento, produção de conteúdo, desenho instrucional, formação de tutores, execução do curso e avaliação.

Modelo de sucesso

Os frutos desse investimento são retratados em diversos indicadores do resultado das ações de formação de magistrados.

Ao sincronizar a formação de seus próprios tutores com a produção do conteúdo para a formação dos demais magistrados, a Enamat busca plena sintonia entre o domínio do conteúdo, a pertinência temática com a necessidade concreta dos Alunos-Juízes e a validação de toda a relação ensino-aprendizagem com profissionalização dessa formação.

No ano de 2014, por exemplo, e apenas no âmbito da ENAMAT (sem considerar as atividades de cada uma das 24 Escolas Judiciais dos TRTs), foram certificados cerca de 46% do número total de Magistrados do Trabalho em atividade, sendo 871 Magistrados por atividades em EaD e outros 622 em atividades presenciais, mostrando que a educação à dstância já supera os cursos presenciais em volume de formação.  No balanço total da EaD na ENAMAT, de abril de 2010 a maio de 2015, foram formadas 126 turmas de Alunos-Juízes, sendo 14 exclusivamente de formadores (tutores, gestores e produtores textuais), ultrapassando a marca de 4.200 certificações.

Entre os temas oferecidos por EaD no banco de cursos da ENAMAT, estão:  Produção Textual para EaD, Administração de Vara do Trabalho, Teoria Geral do Juízo Conciliatório, Efetividade da Execução Trabalhista, Técnica de Instrução Processual, Relacionamento com a Mídia, Hermenêutica Constitucional em Direitos Fundamentais Sociais e Prova Pericial em Acidentes e Doenças Ocupacionais.