Os participantes do programa de intercambio Brasil-Reino Unido entre a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e o Bar Council Of England and Wales (Conselho Geral da Ordem dos Advogados da Inglaterra e País de Gales) visitaram no dia 18 de maio o Tribunal Superior do Trabalho  – TST e a ENAMAT. O programa de intercâmbio de experiências profissionais para os advogados, dirigido pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coêlho, envolve visita e interação com diversos órgãos do Poder Judiciário brasileiro.

Na ocasião, estiveram em visita de intercâmbio os advogados ingleses Carolina Marín Pedreño, Charlotte Katie Tregunna, Dincan Stuart Grieve, Helen Nugent e Raquel Tandy. No Tribunal Superior do Trabalho, a comitiva de visitantes, acompanhada pelas advogadas Maria Stefania Caldeira Henrique e Letícia Maria Ferreira Porto Monteiro, além do Assessor de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB, Gabriel Alves Teixeira, foi recebida pelo presidente do TST/CSJT, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

Na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), eles foram recebidos pelo diretor da Escola, Ministro Renato de Lacerda Paiva, e pelo Juiz Giovanni Olsson, assessor da direção e coordenador dos cursos de formação, onde estiveram nas principais instalações e puderam conhecer um pouco das atividades da Escola Nacional. O Diretor da ENAMAT saudou os visitantes e destacou a importância dessas atividades de intercâmbio.

As atividades de formação profissional de Magistrados em ramos especializados, como o caso da Justiça do Trabalho brasileira, são realidades pouco conhecidas pelos visitantes estrangeiros e suscitam diversos questionamentos sobre o modelo judiciário brasileiro e o modelo de recrutamento e capacitação de seus Magistrados. Em face disso, e para melhor esclarecer as dúvidas e divulgar suas atividades, a ENAMAT produz material informativo e prepara apresentações institucionais no idioma nativo dos visitantes.

A ENAMAT recebe regularmente visitantes estrangeiros das profissões jurídicas em programas de intercâmbio de diversas instituições nacionais e estrangeiras. Em outras ocasiões, já recebeu Magistrados, Procuradores e Advogados de países dos vários continentes, como Uruguai, Chile, França, Italia, Espanha, Moçambique e Congo, por exemplo.

4

7

Fonte: Waleska Maux