O juiz Giovanni Olsson, Assessor da Direção da Enamat e coordenador das atividades formativas, falou aos Dirigentes das Escolas sobre os fundamentos gerais da formação do Magistrado do Trabalho, no segundo dia do Curso de Formação para Gestores de Escolas Judiciais, promovido pela Enamat.

Olsson (4)

Na sua apresentação, o Magistrado recordou a evolução da temática da constitucionalização da formação dos Magistrados, que culminou na criação da ENAMAT e da ENFAM na Emenda Constitucional n. 45/2004, mas que iniciou bem antes, pelo menos em 1998, e da qual foi testemunha. O juiz discorreu sobre o sistema de formação profissional da magistratura laboral e destacou as peculiaridades das Escolas no ensino judicial, todas decorrentes de uma caminhada longa e com muitos desafios, sendo o sistema atualmente existente fruto de grandes reflexões e embates no âmbito do Poder Judiciário.

Além disso, o expositor deu ênfase às teorias educacionais aplicadas à formação do Magistrado, que combinam cumulativamente aspectos gerais da educação de adultos, da educação de profissionais em geral e da educação profissional própria do Magistrado, com todas as circunstância de sua carreira, atribuições e valores sociais. “Formar um Magistrado é uma atividade não apenas intensa, mas essencialmente complexa, pela grande variedade e densidade de suas competências profissionais, absolutamente singulares no mundo das profissões”, explica ele, e, por isso, a responsabilidade das Escolas é muito grande.

Olsson (5)

O Magistrado integrou a Comissão que elaborou os atos constitutivos da ENAMAT e a Diretoria que fundou a Escola, em 2006. Desde então, ocupou cargos de Membro do Conselho Consultivo ou Juiz-Assessor da Direção em diversas gestões na vaga destinada a Magistrado de Primeiro Grau.

Waleska Maux