A professora Doutora da Universidade de Brasília Nara Maria Pimentel, a coordenadora pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Marizete da Silva Oliveira, e o gestor de EaD da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), José Valmir dos Santos Filho, foram os painelistas da manha desta quarta-feira, 17, no ultimo dia do Curso de Formação para Gestores de Escolas Judiciais, promovido pela Enamat, tratando do tema “A EaD como instrumento de transformação na educação profissional para agentes públicos”.

Os educadores falaram sobre a Educação a Distancia como instrumento de transformação na educação profissional para agentes públicos e comentaram as experiências das Escolas Nacionais Enfam e Enamat na EAD.

UnB

A professora Nara Pimentel fez uma abordagem contextual da Educação a Distância levantando questionamentos sobre como essa modalidade de ensino pode contribuir para redução das desigualdades no país. Abordou ainda a importância da constituição redes de EaD para criar sinergias com o objetivo de ampliar as ações na formação inicial e continuada.

Professora Nara Pimentel  (Foto Fellipe Sampaio)

Professora Nara Pimentel (Foto Fellipe Sampaio)

A professora concluiu sua palestra fazendo exame dos desafios institucionais, em seu entender é necessário repensar modelos pedagógicos – presenciais e a distância como também fomentar a formação continuada para o uso das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação.

Enfam

Marizete da Silva Oliveira, coordenadora pedagógica da Enfam, discorreu sobre a natureza da formação do magistrado, que, segundo ela, tem caráter humanista e interdisciplinar em conformidade com o que estabelecem os normativos da Enfam.

Usando a plataforma Moodle, a modalidade de ensino a distancia começou em 2009 com estudo de caso. Desde então, a Escola oferece cursos como Formação de Tutores, Improbidade Administrativa, Gestão Cartorária, Tribunal do Júri, Aspecto do Sistema Penitenciário, Gestão de Pessoas, e um fórum de discussão sobre o novo CPC.

Marizete Oliveira e Valmir Filho

Marizete Oliveira e Valmir Filho

As categorias de formação na Enfam são de Formação Continuada e Formação de Formadores. “A Escola traz o contexto da magistratura para a linguagem pedagógica”, explicou Marizete. Segundo ela, no ano de 2012, o Curso de Formadores abriu com apenas uma turma, chegando a oito turmas em 2014 e mais de vinte em 2015. A previsão é de que este ano seja oferecido um total de 17 cursos pela Enfam, com turmas de 30 alunos, com magistrados como conteudistas e tutores, em sua maioria, como já acontece.

A coordenadora discorreu ainda sobre o sistema de gestão da EAD na Escola, através do Planejamento Estratégico, contendo abordagens metodológicas, como a Significativa, Construtivista, Colaborativa e Critica-reflexiva.

Enamat

O gestor de educação a distância da Enamat, Valmir Filho, falou sobre a gestão dos cursos a distancia da Escola, destacando que a Equipe de EAD da ENAMAT é multiprofissional, composta por sete servidores do TST e executa todas as etapas de elaboração de seus cursos.

Em se tratando de planejamento, Valmir explicou que há o levantamento de necessidades, a definição dos objetivos, estabelecimento da carga horária e  identificação da abordagem pedagógica, chegando a seleção de ferramentas e mídias que favoreçam a metodologia e o conteúdo.

Os cursos de Formação Continuada oferecidos pela Enamat já certificaram 3.820 Alunos-Juízes, e os cursos de Formação de Formadores (para preparar tutores para a própria EaD) certificaram mais 406 Alunos-Juízes. Num total, a Enamat certificou 4.226 Alunos-Juízes de abril de 2010 a junho de 2015.

Os cursos em EAD oferecidos pela Enamat em áreas de formação de formadores e de formação continuada são:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO DE VARA DO TRABALHO

EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA

TEORIA GERAL DO JUÍZO CONCILIATÓRIO

A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E A JUSTIÇA DO TRABALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TÉCNICA DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL

RELACIONAMENTO DA JUSTIÇA COM A MÍDIA

PROVA PERICIAL EM ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL EM DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS

GESTORES DE ESCOLAS JUDICIAIS


Waleska Maux/Enamat