O ultimo dia do Curso de Formação para Gestores de Escolas Judiciais, promovido pela Enamat, discutiu as boas práticas das Escolas Judiciais do Trabalho.

grupos (2)

Tendo como moderadores os Juízes do Trabalho Hermann de Araújo Hackradt (TRT da 21a Região), Agenor Martins Pereira (TRT da 6a Região) e Giovanni Olsson, Assessor da Direção da Enamat, foram debatidos entre as próprias Escolas pontos como a coordenação pedagógica das Escolas Judiciais, a estruturação em termos de pessoal e equipamentos e os principais desafios para suas atividades na formação profissional dos Magistrados.

grupos (7)

Os Juízes Hermann e Agenor, na parte da manhã, que já exerceram cargos de Diretor e de Coordenador Acadêmico, respectivamente, fizeram relatos das experiências de gestão nas suas Escolas, traçando a evolução da estruturação dessas entidades como uma oportunidade de superação dos desafios cotidianos nas suas atividades. Ambos relataram que, a despeito de alguma singularidade regional e da dimensão de cada uma das Escolas, todas enfrentam dificuldades muito parecidas.

No período da tarde, os instrutores promoveram a oficina: As Escolas vistas por elas próprias, seus limites e possibilidades, onde os magistrados, divididos em grupos de estudos, debateram diversos temas de interesse das Escolas e trocaram experiências sobre seus desafios e possibilidades de aprimoramento institucional.

grupos (8)

Para o Juiz Giovanni Olsson, essa interação pessoal entre os dirigentes das Escolas é indispensável para o êxito de suas atividades formativas: “é apenas com a convivência e compartihamento das dificuldades que as Escolas podem se fortalecer num autêntico sistema integrado de formação”. Criar essas oportunidades de trabalho conjunto de forma permanente, dinâmica e produtiva, prossegue ele, ”é a contribuição mais importante da ENAMAT como coordenadora constitucional do sistema de Escolas Trabalhistas”.

Waleska Maux