O Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, deu início, nesta manhã (17), ao Curso de Formação Continuada (CFC)- Estabelecimento do Nexo de Causalidade entre Doença e Trabalho,  promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). O Diretor da Enamat, Ministro Renato de Lacerda Paiva, participou da abertura do evento.

Abertura do CFC

Abertura do CFC

Em seu discurso de abertura, Levenhagen ressaltou a importância da prevenção de acidentes com “ações voltadas à saúde do trabalhador” e esclareceu que “este curso tem como objetivo central o fortalecimento das parcerias interinstitucionais do Programa Trabalho Seguro, além do desenvolvimento dos magistrados do trabalho”.

Ainda de acordo com o Presidente, dados atuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam que o Brasil registra anualmente mais de 700 mil casos de acidentes do trabalho, o que ele considerou “um índice muito alto e preocupante e, por isso, a cultura de prevenção dos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais deve ser disseminada constantemente”.

O Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Dr. Zuher Handar, explicou que a entidade aderiu ao Programa Trabalho Seguro em novembro de 2014 “em defesa da saúde dos trabalhadores”. Para ele, “o ambiente de trabalho ideal é: seguro, decente e respeita a dignidade humana”.

Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Zuher Handar

Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Zuher Handar

Especialista em patologia ocupacional, o professor René Mendes começou sua exposição afirmando que “este é um momento de reflexão e compartilhamento de saberes das diversas áreas envolvidas”.

Professor René Mendes

Professor René Mendes

O curso acontecerá até a próxima quarta-feira (19) com palestras e debates de renomados especialistas na área de medicina trabalhista.

Fonte:  Natalia Oliveira/ASCOM/CSJT

Fotos: Fellipe Sampaio/TST