O professor René Mendes, médico especialista em Saúde Pública e em Medicina do Trabalho, foi o palestrante da tarde do primeiro dia do Curso de Formação Continuada (CFC) sobre Estabelecimento do Nexo de Causalidade entre Doença e Trabalho, que acontece no auditório da Enamat, em Brasília, e conta com a participação de mais de 60 Magistrados do Trabalho de várias regiões do país.

Professor René Mendes

Professor René Mendes

René Mendes discorreu sobre as tendências taxonômicas em Patologia do Trabalho e sua aplicação no Brasil, citando as “doenças profissionais” e a evolução conceitual e tendências das listas estrangeiras e internacionais de doenças relacionadas ao trabalho. Falou ainda sobre os critérios de inclusão, a lista da OIT (Revisão de 2010) e os reflexos da Lei n. 8.213/91, principalmente no que diz respeito aos Artigos 20 e 21.

rene4

René Mendes é Mestre, Doutor e Livre-Docente em Saúde Pública pela USP, São Paulo. Na carreira internacional, foi Conselheiro Regional de Saúde Ocupacional da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) – Região das Américas, em Washington, e Conselheiro Regional de Saúde e Segurança no Trabalho  da Organização  Internacional  do  Trabalho  (OIT)  – Região  da América Latina e Caribe.  Atualmente é Diretor de  Relações Internacionais  da Associação Nacional de Medicina do  Trabalho  – ANAMT .

O CFC é promovido pela Associação Nacional dos Médicos do trabalho (ANAMT), gestora interinstitucional do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e  o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Waleska Maux/Enamat