O Diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e especialista em patologia ocupacional, professor René Mendes, deu continuidade na tarde desta segunda-feira (17), em Brasília, ao Curso de Formação Continuada (CFC) – Estabelecimento do Nexo de Causalidade entre Doença e Trabalho.

Na ocasião, o professor fez um resgate histórico sobre a temática do curso e destacou os trabalhos do médico italiano Bernardino Ramazzini, pioneiro no estudo da medicina ocupacional. Na palestra, René Mendes apresentou a obra “Doenças do Trabalho”, escrita por Ramazzini, em 1700, que além de apresentar a relação de fatores diversos sobre o adoecimento em mais de 50 ocupações, mudou a forma de se pensar e discutir as doenças relacionadas ao trabalho. Foi o médico italiano, por exemplo, segundo o professor René Mendes, que alertou para a importância de se introduzir a pergunta “qual a sua profissão?” nos atendimentos médicos. Essa questão, aliada a outras duas – “O que dói?” e “Qual seu histórico profissional e de vida?” – teria contribuído significativamente para facilitar o diagnóstico e aumentar as chances de se oferecer um tratamento adequado aos profissionais debilitados.

René Mendes também abordou ao longo da palestra a diferenciação entre “doenças profissionais” e “doenças relacionadas ao trabalho”, com ênfase na evolução conceitual e na abordagem do tema pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério do Trabalho e Emprego e outras entidades relacionadas à área da saúde e do trabalho.

Segundo o palestrante, a discussão sobre o nexo causal entre doença e trabalho tem se tornado cada vez mais complexa, pois, com o passar dos anos, “mudam-se as tecnologias, mudam-se as formas de trabalho, mudam-se as doenças, mudam-se os tratamentos”. Porém, conforme explicou René Mendes, as formas de a Justiça do Trabalho analisar e julgar cada caso também têm se aperfeiçoado, inclusive com o auxílio das listas oficiais de doenças profissionais, que já abrangem mais de 200 itens.

O curso acontecerá até a próxima quarta-feira (19) com palestras e debates de especialistas na área de medicina trabalhista.

Fonte:  ASCOM/CSJT