O Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Antônio José de Barros Levenhagen, proferiu discurso na tarde desta segunda-feira (31) durante a abertura do 1º Curso de Formação Continuada em Estratégias de Investigação Patrimonial em Execução Trabalhista, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Mesa de abertura do CFC: Presidente Levenhagen, Ministro Renato Paiva e juiz Giovanni Olsson

Mesa de abertura do CFC: Presidente Levenhagen, Ministro Renato Paiva e juiz Giovanni Olsson

Barros Levenhagen ressaltou a importância da fase de execução dos processos, pois, segundo ele, este é o momento em que “os jurisdicionados aguardam aflitos a efetividade daquilo que se reconheceu na sentença”. Durante sua fala, o Presidente avaliou que há uma “taxa elevada de congestionamento na fase de execução”, mas garantiu que o curso tem a preocupação primordial de desenvolver os magistrados para cumprir “com celeridade e eficiência a atividade fim da Justiça Trabalhista”.

Ministro Renato de Lacerda Paiva, Diretor da Enamat

Ministro Renato de Lacerda Paiva, Diretor da Enamat

O Diretor da Enamat, Ministro Renato de Lacerda Paiva, destacou que “esse curso tem como marco o pioneirismo nessa área tão sensível que é a execução” e lembrou que é a primeira vez que o Judiciário do Trabalho trata desse tema durante um Curso de Formação Continuada. Para ele, este é “um importante passo na qualificação dos magistrados”.

O curso conta com a presença de 29 magistrados e 24 servidores, além de instrutores que abordarão temas relacionados à execução trabalhista até a próxima quarta-feira (2/9).

Fonte: Ascom/CSJT

Fotos: Aldo Dias/TST