IOJT

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), primeira escola do país destinada a regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira de juízes no Brasil, estará participando, juntamente com representantes das 24 Escolas Judiciais do Trabalho, da 7ª Conferência Internacional para Formação e Capacitação do Judiciário. O evento é promovido pela Organização Internacional de Formação Judiciária- IOJT, que agrega 120 membros de 70 países.

A Conferência acontecerá no período de 08 a 12 de novembro e abordará temas sobre excelência judicial em: liderança e educação judicial; habilidade na construção judicial; tecnologia e ensino judicial; educação judicial de apoio à reforma do Sistema de Justiça, independência e prestação de contas; Sistema Judicial Eleitoral e Processo Judicial Eletrônico.

O IOJT foi criado em 2002, em uma conferência realizada em Jerusalém, a fim de promover o Estado de direito, apoiando o trabalho dos institutos de formação judiciária em todo o mundo. Desde 2002, aconteceram cinco conferências: Ottawa (2004); Barcelona (2007); Sydney (2009); Bordeaux (2011) e Washington (2013). Em 2015, o Brasil está sediando o evento.

De acordo com o Diretor da Enamat, ministro Renato de Lacerda Paiva, este é um evento destinado ao estudo, ao debate e ao intercâmbio de práticas sobre a formação profissional de magistrados em todo o mundo. “O valor das instituições  e a qualidade da prestação do serviço público de justiça social dependem diretamente do investimento na qualificação dos seus próprios agentes, e esse evento é um passo decisivo nessa direção”.

Waleska Maux/Enamat