O ativista indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014 por sua atuação na luta contra a exploração das crianças e por seu direito à educação, fará palestra no Tribunal Superior do Trabalho no dia 2 de fevereiro, às 14h. A palestra integra o calendário comemorativo dos 70 anos da instalação do Tribunal Superior do Trabalho e marca o encerramento da campanha publicitária 2015/2016 do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, e terá como tema o slogan da campanha: “Trabalho infantil: você não vê, mas existe”.

Em mais de 30 anos de trabalho, Kailash liderou o resgate de cerca de 80 mil crianças e desenvolveu um modelo eficiente para sua educação e reabilitação. Ele é um dos fundadores da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, coalizão mundial de ONGs, associações de professores e sindicatos trabalhistas, voltada para a causa da infância digna e protegida.

É a segunda vez que o Nobel da Paz vem ao TST, a convite do ministro Lelio Bentes Corrêa, seu amigo pessoal. Em 2012, fez a conferência de abertura do Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho. Para Satyarthi, o trabalho infantil é um problema global, e deve ser pensado globalmente, com o envolvimento das instituições da sociedade civil.

O ativista tem 61 anos e, desde os 26, quando desistiu da Engenharia, atua na linha de frente do combate ao trabalho infantil, comandando pessoalmente ações para libertar crianças e resgatar sua dignidade. Por isso, já foi alvo de agressões e atentados. Além das ações diretas, Kailash corre o mundo levando sua mensagem fundamental: “As crianças não podem esperar. Se trabalharem, não vão se desenvolver, e o ciclo da pobreza vai se perpetuar”.

A palestra será aberta e gratuita, com vagas limitadas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 18 de janeiro no hotsite da campanha.

(Fonte: Secom/TST)