Neste ano de 2016, a Enamat lança logomarca comemorativa de dez anos de sua existência.

Nova marca da Enamat

Logomarca comemorativa de dez anos da Enamat

Segundo a publicitária Luísa Torres, servidora da Enamat e responsável pela criação da logomarca comemorativa, a arte busca, nas interseções utilizadas na teoria dos conjuntos da matemática, ressaltar a importância da troca de conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. “Essa fusão de ideias também destaca o sentido de que os ensinamentos, quando aplicados, devem se adaptar a cada realidade”, afirma.

Ainda nesse contexto, a nova tipografia da logomarca é mais arredondada, remetendo tanto aos conjuntos que se encontram quanto a uma maior fluidez do conhecimento, que não se limita a paradigmas preestabelecidos, mas que rompe barreiras.

Selo comemorativo dos 10 anos da Escola

Selo comemorativo dos 10 anos da Escola

Em relação às cores trabalhadas na logomarca comemorativa, o símbolo da Enamat manteve o patriotismo verde e amarelo. Já na tipografia, foi trabalhada a projeção internacional que a marca busca, trazendo, assim, as cores utilizadas no mapa mundi para representar as demarcações continentais. “A escolha por uma marca mais colorida se deve, ainda, à intenção de apresentar o conhecimento como algo que ilumina e que vai além do preto e do branco, do certo e errado, trazendo à luz uma gama de aspectos da realidade”, conclui Luísa.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) foi instituída pelo Tribunal Superior do Trabalho como órgão autônomo, por meio da Resolução Administrativa nº 1140 do Tribunal Pleno, de 1º de junho de 2006, atendendo ao disposto pela Emenda Constitucional nº 45/2004.

Seu objetivo é promover a seleção, formação e aperfeiçoamento dos magistrados do trabalho, que necessitam de qualificação profissional específica e atualização contínua, dada a relevância da função estatal que exercem. A Escola realiza sua atribuição em três principais vertentes: formação inicial, formação continuada e formação de formadores.

A formação inicial é a fase do ensino profissional de magistrados, destinada aos juízes do trabalho substitutos em vitaliciamento. Inicia-se logo após a posse no cargo com o Módulo Nacional, realizado em Brasília, na sede da ENAMAT, e é sucedida pelo Módulo Regional, ministrado na Escola Judicial do respectivo Tribunal Regional do Trabalho.

Já a formação continuada alcança todos os magistrados do trabalho vitalícios, que incluem juízes do trabalho substitutos, juízes do trabalho titulares e desembargadores. A formação continuada pode ser realizada nas formas presencial, semipresencial ou à distância, na ENAMAT ou nas Escolas Judiciais.

A formação de formadores visa à qualificação de profissionais de ensino. Essa ação requer profissionais especializados em técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem próprias para a realidade do magistrado do trabalho.

A Escola funciona no edifício-sede do TST, no 5º andar do Bloco A.

Waleska Maux/Enamat