No dia 12 de maio o Curso de Formação Continuada (CFC) em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho trouxe os especialistas Fabiano de Andrade Lima e Ana Cláudia Braga Mendonça para ministrarem aula sobre gestão de contratos e de pessoas. No período da tarde, os instrutores foram o juiz Giovanni Olsson, Assessor da Direção da Enamat, e a jornalista Patrícia Resende, coordenadora de TV do TST.

Fabiano Lima - Instrutor

Fabiano Lima - Instrutor

O instrutor Fabiano Lima falou sobre investimentos em TI, que, na Justiça do Trabalho, considera a força de trabalho de aproximadamente 48 mil pessoas, fora os terceirizados. Ele discorreu ainda sobre planejamento, plano de contratação, evolução e alterações normativas, entre outros assuntos.

Jornalista Patricia Resende

Jornalista Patricia Resende

Ana Claudia Braga

Ana Claudia Braga

Ana Claudia Braga falou sobre eficiência, eficácia e efetividade nos processos, produtos, serviços e necessidades dos usuários do serviço da Justiça. Ela ainda traçou o cenário atual do judiciário nos campos da tecnologia, orçamento e Processo Judicial Eletrônico e ainda sobre o novo modelo de gestão de pessoas.

Juiz Giovanni Olsson

Juiz Giovanni Olsson

O juiz Giovanni Olsson discorreu sobre a formação profissional dos magistrados, abordando as boas práticas, os saberes, os princípios de formação do juiz e as dimensões das competências profissionais, entre outros temas. O juiz Giovanni ainda falou sobre o Sistema Integrado de Formação da Magistratura do Trabalho (SIFMT). Segundo ele, “a prestação eficiente de um serviço público de Justiça Social depende da gestão do conhecimento e da capacidade formativa das Escolas e de seu alinhamento com a administração dos Tribunais”.

A jornalista Patrícia Resende falou sobre relação entre Judiciário, imprensa e sociedade, os diversos campos de atuação da Comunicação Social profissional e discutiu estratégias de Comunicação Social em situações de crise ou de escassez de recursos. Ela ainda orientou os administradores dos Tribunais sobre como se portar em entrevistas e como se resguardar em redes sociais.

O CFC é destinado a Desembargadores de Tribunais Regionais do Trabalho, nos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Regional.

Waleska Maux/Enamat