Professora Ana Paula Costa e Silva

Professora Ana Paula Costa e Silva

Na manhã desta sexta-feira (21), os desafios da avaliação em educação à distância foram abordados no Curso de Formação de Formadores, promovido pela Enamat.

A professora Ana Paula Costa e Silva, Mestre em EaD, ministrou aula sobre o assunto e explicou que a questão da avaliação é um tema desafiador pelo nível de percepção de cada pessoa. Ela discorreu sobre os instrumentos avaliativos, como fóruns de discussão, avaliações no ambiente virtual, autoavaliação e perfis cognitivos dos estudantes.

Oficina

Oficina

Citando Nicolescu (2002), Ana Paula explicou que “a realidade é multidimensional e sua leitura depende dos níveis de percepção e de consciência tanto do avaliador quanto do sujeito avaliado”.

Ana Paula também explanou sobre as especificidades da atuação docente em EaD, que busca uma retroalimentação entre avaliação e planejamento (tendências, previsões, decisões, ajustes, etc.). Sobre a avaliação formativa, a professora esclareceu que, além de orientar as ações do estudante, possibilita verificar se objetivos de aprendizagem foram alcançados e se há domínio gradativo e hierárquico de cada etapa.

No final da manhã, os alunos-magistrados realizaram atividades em uma oficina de elaboração de mapas conceituais.

Participam do CFF 43 magistrados dos Tribunais Regionais do Trabalho do Rio de Janeiro,  São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Amapá, Paraná,  Maranhão, Espirito Santo,  Goiás, Alagoas, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Galeria de imagens

Waleska Maux/Enamat