Discurso diretora da Enamat

Discurso diretora da Enamat

Impactos do novo CPC no Processo do Trabalho foi o tema da mesa redonda, com a participação dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Aloysio Corrêa da Veiga, Walmir Oliveira da Costa e Alexandre Agra Belmonte, que encerrou as atividades do 21º Curso de Formação Inicial nesta sexta-feira (16).

A primeira mesa redonda sobre o tema aconteceu na terça-feira (13) com os ministros do TST Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Cláudio Mascarenhas Brandão e Augusto César Leite de Carvalho. O curso também contou com a presença do ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e diretor da ENAJUM, José Barroso Filho, que falou sobre o Modelo de Formação de Magistrados na Justiça Militar.

Na última semana do curso, a abordagem prática ficou a cargo dos laboratórios judiciais ministrados pela desembargadora Cilene Ferreira (TRT-10), pelo Juiz do Trabalho Kleber Waki (TRT-18) e pela Juíza do Trabalho Noemia Aparecida Garcia Porto (TRT-10).

Conteúdos teóricos, como a Linguagem Jurídica, apresentada pelo Professor Doutor Eduardo Sabbag, o Relacionamento com a Sociedade e a Mídia ministrado pela jornalista Patrícia Resende, coordenadora de Rádio e TV do TST e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) abordado pela juíza Alciane Margarida (TRT-18) e pelo Juiz Auxiliar da Presidência do TST, Fabiano Coelho de Souza também tiveram destaque na semana.

A Pesquisa Judiciária, o Papel do CNJ, a Atuação do Juiz do Trabalho e o Planejamento Estratégico foram assuntos do painel ministrado pela ex-diretora Executiva do DPJ/CNJ Fernanda Paixão Araújo Pinto, e pelo Doutor em Sociologia Santiago Falluh Varella.  Já o painel sobre Educação Previdenciária foi apresentado pelo juiz Tutor do CFI Carlos Alberto Pereira de Castro (TRT-12).

Cerimônia de Formatura

A cerimônia de formatura dos alunos-juízes aconteceu na sexta-feira (16). Compuseram a mesa de honra da solenidade, a Diretora da Enamat, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, o Presidente do TST e do CSJT, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho e o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva.

O discurso de abertura, proferido pela Diretora da Enamat, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, ressaltou que o 21º Curso de Formação Inicial foi concebido e preparado para desenvolver competências e habilidades importantes para a fase inicial da carreira do magistrado. A ministra também manifestou um carinho especial pela turma a se formar na ocasião.

Oradora da turma, a Juíza do Trabalho Substituta da 23ª Região Ana Maria Fernandes Accioly Lins, fez um discurso emocionante destacando os esforços para a aprovação no concurso, a união da turma e o trabalho realizado pela equipe da Enamat.

Ao final da cerimônia, os alunos-juízes homenagearam o Presidente do TST e do CSJT, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, e citando uma fala do próprio, reafirmaram o compromisso em exercer a vocação como magistrados “tecnicamente competentes, eticamente justos e gerencialmente céleres”.

O 21º CFI, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), aconteceu no período de 21 de novembro a 16 de dezembro e encerrou as atividades acadêmicas de 2016.

Confira a galeria de imagens da formatura: