12/05/2017 – 22º CFI recebe a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa

ministra1

Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva e Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi - Diretora da Enamat

Autora de várias obras sobre comportamento humano, com mais de dois milhões de livros vendidos, a psiquiatra e escritora  Ana Beatriz Barbosa Silva foi palestrante, nesta sexta-feira (12) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), do  22º Curso de Formação Inicial para Magistrados do Trabalho, promovido pela Enamat. A conferência foi aberta aos servidores do TST.

A psiquiatra falou sobre Transtornos Mentais no Ambiente de Trabalho, que hoje é a terceira causa de afastamento do trabalhador, e informou que a depressão é considerada uma epidemia mundial, e a doença que mais acomete o trabalhador nos dias atuais “causando um grande impacto econômico em todo o mundo,  seguida pelo transtorno de ansiedade, que, inclusive, está levando ao alto consumo de substancias licitas e ilícitas” revelou. Ela ressaltou que a depressão acomete 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

A médica explicou que na hora de escolher a carreira profissional é necessário ter vocação e disciplina.

A psiquiatra defende que o álcool é a droga mais complexa que existe e o seu consumo continuado, mesmo em apenas dois dias na semana, pode gerar picos de ansiedade e depressão, geralmente confundidos com sintomas de ressaca.

Sobre a insatisfação humana, Ana Beatriz revelou que todo excesso esconde um vazio. E afirmou, por exemplo, que no ano de 2014, 75% do funcionalismo público de Brasília estava absolutamente endividado. “As pessoas vão dando um jeito de tocar a vida de uma forma errada”.

Em relação a frustração diante de fatos da vida, Ana explica que é fundamental passar  por esse aprendizado desde a infância. “A pior coisa que pode acontecer ao ser humano é ele crescer sem frustração”, afirmou a médica.

A palestra foi concluída com a mensagem de que a fé, independente de religião, é importante para uma boa saúde mental. “A certeza de que existe algo além de nós, é fundamental”, concluiu a palestrante.

Waleska Maux/Enamat

Fotos: Felippe Sampaio

Envie esta notícia para um amigo Envie esta notícia para um amigo