A Enamat está promovendo, de hoje a 18 de agosto, em Brasília, treinamento presencial para utilização do Módulo EJUDTRT. O treinamento faz parte do Curso de Formação de Formadores em Gestão de Escolas Judiciais. Nesta fase, participarão do treinamento os servidores lotados nas Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª, 4ª, 11ª, 15ª, 18ª, 20ª e 23ª Regiões.

De acordo com o projeto de capacitação, o Módulo EJUDTRT é medida necessária a ser implantada nas 24 Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) que compõem o Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SIFMT), coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O Módulo EJUDTRT foi desenvolvido pela Escola Judicial do TRT da 24ª Região com base no sistema EJTRT, para conferir maior eficiência às atividades desenvolvidas pela própria Escola.

O objetivo geral da capacitação é proporcionar aos servidores das EJUDs 2, 4, 11, 15, 18, 20 e 23 o conhecimento necessário da ferramenta para utilização nas respectivas Escolas Judiciais.

A utilização pelas Escolas Judiciais do Módulo desenvolvido na EJUD24 decorre de acordo de cooperação celebrado entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Enamat, em maio de 2016, com o objetivo de desenvolvimento colaborativo de Sistema de Gestão de Escolas Judiciais, a partir de sistema construído pela Escola Judicial do TRT da 24ª Região, para incorporação ao Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGEP), a fim de torná-lo de âmbito nacional. O SIGEP é um projeto do CSJT que tem como finalidade a distribuição de soluções tecnológicas para a Gestão de Pessoas na Justiça do Trabalho.

Coube à Enamat compor Grupo de Trabalho destinado a levantar as questões administrativas e acadêmicas necessárias à expansão do Sistema, conforme previsto no acordo. Foi instituído Grupo de Trabalho para a elaboração de requisitos de ferramenta tecnológica uniforme destinada à Gestão da ENAMAT e das Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho, que contou com a participação de servidores da Enamat e dos TRTs das Regiões 24, 4, 10, 15, 18 e 23.

O Sistema da EJUD24 foi então adaptado para utilizar as bases de dados do SIGESP – transformando-o em um módulo desse sistema nacional – e, assim, promover a expansão de sua instalação em todos os TRTs.

Neste atual momento, serão capacitados servidores de 7 Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais, visando à implantação do Módulo, e posteriormente, em etapas subsequentes, servidores das demais Escolas.