(05/10/2017)

São Paulo é a cidade que recebeu o maior número de inscritos no 1º Concurso Público Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho, que realiza no próximo domingo (8/10) as provas objetivas da primeira etapa. Dos 13.605 inscritos, 2.308 farão prova em São Paulo, o que corresponde a 17% do total de candidatos. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro (RJ), com 1.208 inscritos (8,9%), Belo Horizonte (MG), com 1.065 (7,8%) e Brasília, com 939 (6,9%). A capital com menos inscritos é Maceió (AL), com 196 (1,4%).

As provas da primeira etapa serão aplicadas no local de inscrição, e em cada cidade sede de Tribunais Regionais do Trabalho há uma Comissão Executiva Local, que tem a competência exclusiva de fiscalizar a aplicação do exame, de acordo com as orientações da Comissão Executiva Nacional do Concurso e da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame. As comissões locais são formadas por três titulares – dois magistrados e um advogado – e três suplentes.

A regionalização é uma exigência da Resolução Administrativa TST 1861/2016, que regulamentou o concurso público unificado, visando garantir acessibilidade e economia aos candidatos, que não precisarão se deslocar na primeira fase. As demais etapas (prova discursiva e de sentença) ocorrerão exclusivamente no Distrito Federal, e os exames de sanidade física e mental serão feitos onde for determinado no edital.

O certame é realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), juntamente com todos os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) do Brasil. Para mais informações sobre o concurso, clique aqui.

(Carmem Feijó/TG)