_O2A8920O juiz do trabalho Rogério Neiva, auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, coordenou nesta segunda-feira (13) a Oficina de Conciliação Judicial Trabalhista, que integra a grade curricular do 23º Curso de Formação Inicial (CFI) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A oficina abordou de forma prática os métodos e técnicas autocompositivas.

O juiz do trabalho Ricardo Fioreze participou como mediador da oficina, que parte do conteúdo aprendido na aula teórica sobre técnicas e estratégias de negociação trabalhista. “É uma ótima oportunidade para colocar em prática os conceitos aprendidos na nossa aula anterior”, afirmou Rogério Neiva.

Os alunos-juízes foram divididos em quatro grupos, e cada pessoa assumiu o papel de um dos participantes de uma audiência de conciliação – juiz, advogado, reclamante, empregador, preposto, etc. Ao final, a turma discutiu sobre a atuação de cada grupo, e a maioria conseguiu chegar a um acordo. Depois da experiência prática, Rogério Neiva apresentou uma proposta ideal para a conciliação em cada caso.

(Nathalia Valente/CF)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida à reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br