FormaturaNa cerimônia de formatura do 23º Curso de Formação Inicial da ENAMAT a oradora que representou os alunos-juízes foi a Dra. Jaeline Boso Portela de Santana Strobel, Juíza do Trabalho Substituta do TRT da 10ª Região. A seguir está a reprodução de seu discurso.

“EXCELENTÍSSIMO MINISTRO PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO E DO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, IVES GANDRA DA SILVA MARTINS FILHO

EXCELENTÍSSIMA MINISTRA DIRETORA DA ENAMAT MARIA CRISTINA PEDUZZI

EXCELENTÍSSIMA MINISTRA VICE-DIRETORA DA ENAMAT MARIA DE ASSIS CALSING

EXCELENTÍSSIMOS MAGISTRADOS, SERVIDORES E FAMILIARES AQUI PRESENTES

Agradeço pelo honrosa tarefa de falar em nome dos alunos-juízes formandos do 23º Curso de Formação Inicial da Enamat.

Caros colegas, há praticamente um mês atrás aqui chegávamos com um misto de sentimentos. Por um lado estávamos tomados pela alegria da recente aprovação e da posse após longos anos de batalhas, luta pela própria vida, privações do convívio familiar, superações. O sentimento do sonho alcançado após ser embalado anos a fio não apenas por nós mesmos mas de certa forma por todos aqueles que nos cercavam.. pelos nossos pais, irmãos, companheiros e companheiras que por muitas vezes entenderam nossa ausência e emplacaram, sozinhos, o cuidado com os nossos filhos enquanto ali, na sala, ao lado, estudávamos.. A  Deus e aos nossos familiares nosso sincero agradecimento.

Por outro lado, sobre nossos ombros já sentíamos o peso e a responsabilidade de servirmos ao nosso País integrando um dos seus Poderes. A expectativa de tomarmos assento como alunos-juízes e aprendermos e apreendermos para a prestação da melhor atividade jurisdicional era grande, sobretudo porque já se aproximava a entrada em vigor da chamada Reforma Trabalhista.

Ninguém menos que Charles Darwin já dizia que” Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

E a Enamat, na pessoa da sua Ministra Diretora, superou as nossas expectativas! Muito obrigado! Fomos brindados com aulas inesquecíveis ministradas por instrutores dedicados que nos proporcionaram não apenas teoria, mas o contato prático com o exercício da magistratura.

Fomos acompanhados por tutores que conosco compartilharam experiências, nos ouviram e aconselharam e por servidores que nos deram pleno acolhimento.

Ao invés de respostas prontas recebemos ensinamentos que nos instaram a refletir e que  possibilitarão o exercício da magistratura, segundo o Ministro Luiz Fux “o mais alto postulado que um homem pode exercer neste mundo”, com integridade, imparcialidade e ética.

Daqui levamos em nossos alforjes, Ministro Presidente, a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança, pedras estas que eu diria preciosas, pois diante do medo ou do desejo nos farão lembrar que, nas sábia palavras que ouvimos do Ministro Marco Aurélio, diante da formação humanística dos magistrados, os processos deixam de ter capas quando nos lembramos que ali existem vidas.

A nós, caros amigos, compete em muitos casos trazer o próprio sentido perdido da vida a partir do direito posto, do respeito aos princípios basilares e dos objetivos fundantes da nossa Constituição Cidadã, na feliz expressão de Ulysses Guimarães, sobretudo da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária. Assim agindo, dando o melhor de nós na realização da justiça estaremos a escrever, como protagonistas, a nossa própria narrativa de vida.

Nos foi lembrado que a vida do magistrado é, por vezes, solitária, uma vida espartana que exige disciplina e vocação, mas ao regressarem para seus lares não temam em pedir auxílio, compartilharem idéias, lembrem-se que embora aparentemente isolados em nossas “cavernas”, somos um grupo, o 23 do CFI da Enamat e embora dispersos por diversos Regionais, integramos uma só Justiça.. somos a Justiça do Trabalho!!

Encerrando, após estes agradáveis dias de convivência com todos vocês, estou certa de que todos detemos integridade, justiça, caráter e engajamento para darmos o melhor de nós na prestação jurisdicional, então, a Deus, o juiz por excelência, peço PARA TODOS NÓS, como o sábio Salomão quando chamado, ainda novo, a ocupar cargo de tamanha envergadura, nada mais, apenas SABEDORIA!

Muito Obrigada!”