_O2A7776O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), Bráulio Gabriel Gusmão, finalizou as apresentações desta segunda-feira (4) no 8º Curso de Formação Continuada falando sobre o papel das ferramentas de estatística na administração judiciária dos TRTs. Ele tratou especificamente do e-Gestão – Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho. O objetivo da aula foi explicar o funcionamento do sistema e como os dados podem ajudar os tribunais na busca de soluções para seus desafios.

Administrado pela CGJT, o e-Gestão é o principal sistema de informações estatísticas da Justiça do Trabalho e tem a movimentação processual como principal fonte de dados para gerar relatórios sobre as atividades de todos os órgãos de primeiro e segundo graus de jurisdição. Tribunais e juízes o utilizam para controle, gestão e planejamento de atividades, mas operam também com outros programas e ferramentas desenvolvidos pelos próprios TRTs com essa finalidade.

Para o juiz auxiliar, os dados podem gerar mais informações além da movimentação processual e da quantidade de processo. Então, no fim da aula, os participantes conversaram com o palestrante sobre essas possibilidades. “O Judiciário é um grande produtor de dados. Os tribunais precisam ser instituições orientadas por dados, para fazer análises, chegar a conclusões, planejar, executar e controlar resultados, com vistas a superar desafios de gestão”, concluiu Bráulio Gusmão.

A programação do 8º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho prossegue até a próxima quinta-feira (7/6), na Enamat.

(GS/CF)