O IV Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul, realizado de 16 a 18 de setembro em Gramado, acaba de encerrar-se. Durante o período, mais de 200 magistrados da Justiça do Trabalho gaúcha participaram de palestras e debates focados no tema deste ano: “Legitimação da Atividade Jurisdicional – Aspectos dos 1º e 2º Graus”. A última atividade foi a conferência do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Antônio José de Barros Levenhagen, Diretor da Eescola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), sobre o tema “A Experiência da Jurisdição Trabalhista”.

Na tarde de ontem, os juízes e desembargadores reuniram-se em quatro grupos de trabalho, que discutiram os seguintes temas: a decisão judicial e sua fundamentação; o controle difuso da constitucionalidade; análise de fatos e provas; e decisão de 1º e 2º Graus. Hoje pela manhã, as atividades foram retomadas com o relato das conclusões resultantes das discussões promovidas em cada um dos grupos.

Logo após, durante o Espaço Institucional, foi a vez da Administração do TRT-RS (João Ghisleni Filho, presidente, Carlos Alberto Robinson, vice-Presidente, Beatriz Zoratto Sanvicente, Corregedora, e Juraci Galvão Júnior, Vice-Corregedor) dar oportunidade aos presentes apresentarem suas manifestações. Durante a ocasião, os balanços de gestão feitos pelos desenbargadores Ghisleni e Beatriz receberam longos aplausos do público.

Veja, abaixo, um vídeo sobre a apresentação do Ministro Barros Levenhagen, diretor da Enamat:

Caso não consiga visualizar o vídeo, pode baixá-lo por aqui.

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS