_O2A5523A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) publicou em seu canal no YouTube a íntegra do vídeo da palestra do ministro Luis Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), no seminário  sobre Hermenêutica Constitucional e Direito Social. A conferência ocorreu no dia 24 de maio na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na palestra, o ministro Edson Fachin destacou as três partes das premissas da hermenêutica constitucional. A primeira é a compreensão de que o bioma humano e interpretativo pressupõe o pluralismo jurídico. A segunda seria a liberdade de expressão e de pensamento, que pressupõe a realização do diálogo e o reconhecimento do outro. A terceira é que, para se viver numa sociedade democrática, com todas as suas “disputabilidades de sentidos”, é preciso a compressão da diversidade e do respeito ao outro.

O Seminário sobre Hermenêutica Constitucional e Direito Social contou também com a participação de outros cinco renomados especialistas do campo jurídico.  Cada um abordou temas com o objetivo de elucidar questões importantes sobre o assunto. Além do ministro do STF, a abertura do seminário contou com a presença do presidente do TST, ministro  Brito Pereira, do diretor da Enamat,  ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do presidente do CEFAST, ministro Guilherme Caputo Bastos.

Confira aqui o vídeo da palestra do ministro Luis Edson Fachin.