O diretor da Enamat, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, participou da abertura do evento.

IMG_3422O tema da cooperação internacional no âmbito da formação dos magistrados é o centro de um intenso debate em andamento, com o propósito de aproximar instituições de diversos países, compartilhar experiências formativas e promover intercâmbio de metodologias de formação profissional. Para ampliar esse debate e programar ações concretas, foi realizado o 1oº Encontro de Diretores de Escolas Judiciais dos Países de Língua Portuguesa e de origem latina.

O Brasil está representado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que são as duas escolas brasileiras de formação com assento constitucional, criadas pela Emenda Constitucional 45/2004. Além do Brasil, estiveram presentes os representantes das escolas nacionais de formação de magistrados de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também foram convidados e enviaram representantes, dois países de origem latina, Espanha e França.

O diretor da Enamat, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, participou da abertura do evento, e acompanhou suas atividades na manhã e tarde do dia 4, com reuniões de trabalho no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na ENFAM, que é a entidade anfitriã.

Dentre outros objetivos, o evento pretende debater o panorama e os desafios das escolas judiciais, as aproximações curriculares e as perspectivas de cooperação duradoura, efetiva e sustentável. Nesse aspecto, o encontro pretende estabelecer um programa de cooperação organizado e integrado por todas as escolas participantes. A Enamat ofereceu diversas contribuições, como sua experiência na Educação a Distância com produção e gestão de cursos totalmente institucionalizada, e seu pioneirismo nos laboratórios judiciais e na matriz de competências profissionais que orientam a formação dos magistrados.