EaD

ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO – T1/2019
 
Inscrições abertas até as 12h do dia 20/3/2019
 
* Para realizar sua inscrição, acesse o formulário disponível neste link *
 
IMPORTANTE PARA INSCRIÇÃO:
1) É necessário que o interessado tenha um artigo científico já elaborado (ou em fase final de elaboração) de sua autoria, sobre o qual se desenvolverão os trabalhos (veja o item Metodologia);
2) O arquivo deve estar em formato doc ou odt;
3) O arquivo deve ser adicionado ao formulário de inscrição, no campo apropriado.
 

Período de Realização: 27/3 a 16/4/2019

Conteudistas:
Adriana Godoy da Silveira Sarmento, Servidora do TRT4, Graduada em Biblioteconomia, Especialista em Gestão de Bibliotecas.
Gabriela Milani Leal, Servidora do TRT4, Licenciada em Letras, Pós-graduada em Direito do Trabalho.

Local: Ejud4 On-line

Modalidade: EaD Colaborativo

Conteúdo Programático:

Módulo 1: Aspectos Linguísticos do Texto Científico

1.1 Estrutura textual

Elementos pré-textuais

Elementos textuais

Elementos pós-textuais

1.2 Aspectos linguísticos

Linguagem

Padrão lexical

Módulo 2: Normas para Elaboração de Artigo Científico

2.1 Formatação

2.2 Citações

2.3 Notas de rodapé

2.4 Referências

Carga horária: 15 horas-aula

Público-alvo: Magistrados e Servidores do TRT4, preferencialmente Coordenadores de Grupos de Estudo e demais participantes.

Nº de vagas/participantes: 15

Metodologia: Para esta ação de formação o aluno deverá, no momento da inscrição, dispor de um artigo científico já elaborado (ou em fase final de elaboração) de sua autoria. A partir desse material, as docentes trabalharão com os alunos, através do ambiente virtual de aprendizagem do TRT4 (EJud4 On-line), as características desse tipo textual e as adequações necessárias no texto original, quando necessário. Toda interação será realizada on-line, com feedbacks grupais sobre dúvidas gerais e orientações individualizadas quando se tratar de algum aspecto específico do texto original.

Avaliações:

*Avaliação diagnóstica: durante a ambientação, o aluno responderá a um questionário diagnóstico e fará sua apresentação para as tutoras e para os demais colegas, num fórum criado para esse fim, de modo que as docentes possam avaliar quais são os conhecimentos prévios de cada aluno acerca dos temas a serem estudados, assim como quais competências deverão ser trabalhadas ao longo do curso.

* Avaliação somativa: a cada unidade o aluno responderá a questionamentos objetivos referentes ao conteúdo do curso.

* Avaliação formativa: a cada etapa do curso o aluno deverá aplicar as competências desenvolvidas na adequação do seu artigo científico, de modo que ao final do curso possa apresentá-lo no formato e condições necessárias para publicação na Revista da Escola Judicial e em outros periódicos.

Certificação: Condiciona-se à realização das atividades avaliativas propostas, conforme critérios avaliativos informados no cronograma de atividades do Manual do Participante (disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem), e ao atingimento de 70 pontos ou mais no cômputo geral dessas atividades.

Adicional de Qualificação: Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES:
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.