Presencial

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
 
Inscrições abertas até as 12h do dia 28/3/2019
 
Para realizar sua inscrição, obter mais detalhes do curso ou acessar a lista de inscritos, clique aqui ou acesse o Portal VOX > Vida Funcional > Capacitação: Informações e Inscrições. O convite e a programação completa podem ser acessados  aqui.

Datas: 2, 3 e 4/4/2019 (3ª, 4ª e 5ª-feira)

Locais:

* Dia 2/4: Saguão do Prédio-Sede do TRT4 (Avenida Praia de Belas, 1.100)

* Dias 3 e 4/4: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à Ejud4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar)

Modalidade: Presencial. Não há previsão de pagamento de diárias aos participantes.

Programação:

2 de abril, terça-feira
– 15h: Abertura da exposição fotográfica “Autismo: Compreender e Agir – Uma Mudança de Olhar: Diferente é o Mundo que Queremos!”, com a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Mattos, e a juíza coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, Raquel Nenê Santos.
– 16h30: Palestra “A Solidão das Mães Especiais e a Necessidade de Falar sobre Inclusão”, da publicitária Laura Patron, criadora da campanha “Avante Leãozinho”.
– 17h30: Coquetel
– 18h: Apresentação do espetáculo infantil “Quem não Dança, Balança a Criança”, do grupo “Cuidado que Mancha”.
– 19h: Ato de iluminação da fachada do Prédio-Sede do TRT-RS com a cor azul, símbolo da campanha.
 
3 de abril, quarta-feira
– 9h: Palestra “O Autismo sob a Visão da Medicina Integrativa”, da médica e nutróloga Simone Pires.
– 10h: Coffee Break
– 10h30: Palestra “Visão Geral do Transtorno do Espectro Autista – Regulação Emocional e Desafios Comportamentais”, com a psicopedagoga Cláudia Zirbes.
– 12h: Encerramento
– 14h: Palestra “Linguagem, Desenvolvimento e Comunicação Alternativa no Autismo”, com a pesquisadora e professora Renata Costa de Sá Bonotto.
– 15h: Coffee Break
– 15h30: Palestra “Abordagem Familiar: Atividades de Vida Diária e a importância da atividade física no TEA”, com o professor Fernando Benedetti.
– 17h: Encerramento
 
4 de abril, quinta-feira
– 9h: Palestra “Direitos Humanos e Políticas Públicas para Pessoas com Autismo: a Realidade no Rio Grande do Sul: Autistas e Inserção no Mercado de Trabalho”, com a auditora fiscal Ana Maria Machado da Costa e representantes das entidades que compõem a Rede Gaúcha Pró-Autismo.
– 10h: Coffee Break
– 10h30: Palestra “Direitos dos Autistas e Lei 12.764/12: Garantindo Direitos e Dignidade aos Autistas”, com pesquisadora e professora Renata Costa de Sá Bonotto.
– 12h: Encerramento
– 14h: Palestra “Atuação da Equipe Multidisciplinar e Programas Individualizados – Inclusão Escolar: Limites e Possibilidades”, da pedagoga Micheli Weirich dos Santos.
– 15h30: Exibição de vídeo com a palestra “Atualidades na Pesquisa Neurocientífica sobre Autismo”, do biólogo, geneticista e professor da Faculdade de Medicina da University of California, Los Angeles (UCLA), Alysson Renato Muotry.
– 16h: Coffee Break
– 16h30: Debate “Vivências das Famílias com Autistas”, mediado pelo Comitê de Equidade do TRT-RS e por representantes do Instituto Autismo e Vida.
– 18h: Encerramento.

Carga Horária: 17 horas-aula

Público-alvo: Magistrados e Servidores do TRT4.

Nº de vagas/participantes: 100

Avaliação:
* A Avaliação de Reação deste evento ficará disponível na Ejud4 On-Line, no campo Avaliações de Eventos Presenciais;
* Após a realização do evento, o (a) aluno(a) deverá, espontaneamente, acessar e responder a respectiva avaliação, dentro do prazo de 10 (dez) dias;
* Para acessar a Ejud On-Line, deve-se utilizar o nome de usuário e a senha da rede;
* O primeiro acesso a qualquer avaliação requer autoinscrição. Clique no botão “Inscreva-me”.

Certificação: A certificação será condicionada à frequência de 75% para servidores e integral para Magistrados e ao preenchimento da Avaliação de Reação.

Adicional de Qualificação (para Servidores): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES):

1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.