A Escola Judicial iniciou na manhã desta segunda-feira (08) o Módulo Regional do Curso de Formação Inicial para os 12 novos magistrados do TRT da 8ª Região.

Pela manhã, dentro da disciplina ‘Relacionamento Institucional’, a Presidente do TRT8, Desa. Pastora Leal, falou sobre as ações da administração e desafios a serem enfrentados na 8ª região trabalhista.

Na sequência, o Diretor da Ejud8, Des. Luis Ribeiro, explicou aos novos magistrados o funcionamento da escola, apresentou o corpo funcional e detalhou o plano de formação elaborado para eles. O diretor também explicou que o Módulo Regional será realizado em duas etapas, em virtude da realização do curso de formação realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enamat.

Enquanto permanecem em Belém, os juízes receberão aulas no eixo Alteridade, de 08 à 16 de abril, depois, seguem para o curso em Brasília. Ao retornarem ao Regional, de 27 de maio a 15 de julho, realizarão a segunda etapa do módulo regional, que incluirá os eixos: Eticidade, Resolução de Conflitos, e Direito e Sociedade.

Para encerrar as apresentações da manhã, o diretor geral do tribunal, servidor Rodopiano Neto, falou sobre o organograma do tribunal, o modelo de gestão e a estrutura dedicada aos magistrados.

Durante a tarde, foi trabalhada a disciplina ‘Relacionamento Interpessoal’. O primeiro a falar foi o Desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, decano da corte. Durante uma hora e meia, ele transmitiu sua experiência de vida, a importância do aperfeiçoamento constante e lembrou que a função do magistrado é solucionar os conflitos alheios com seriedade, autoridade, humildade, equilíbrio, conhecimento e domínio dos fatos.

O Juiz Paulo Ázar, titular da 9º VT de Belém, encerrou a programação do dia. Ele trocou experiências e apresentou aos integrantes do X CFI – EJUD um panorama da vida do magistrado na 8ª Região.

TRT8