Juízes atuarão como tutores nas escolas judiciais dos TRTs
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) deu início, nesta segunda-feira (6), em Brasília, ao Curso de Formação de Formadores de Juízes Tutores, que conta com a participação de 25 juízes de diversas regiões do país. O objetivo do curso é repassar aos atuais responsáveis pelas escolas judiciais dos Tribunais Regionais as novas diretrizes traçadas pela Enamat, que já estão em prática no  24º Curso Nacional de Formação Inicial (CNFI) atualmente em andamento.

_O2A3065Reformulação

O diretor da Enamat, ministro Vieira de Mello Filho, ressaltou que os cursos para magistrados foram completamente reformulados para aliar conhecimentos teóricos e práticos. “Os tutores são indutores de conhecimento. Eles estabelecem o diálogo com os juízes, colocam os problemas que a magistratura vem enfrentando e devem ter um preparo específico para que possam reproduzir a metodologia da escola no âmbito dos TRTs”, assinalou.

Para isso, os tutores vão conhecer detalhes do novo CNFI e ver como as aulas, palestras, oficinas e laboratórios foram organizados para abranger os quatro eixos centrais estabelecidos pela Resolução Administrativa 2.061/2019: eticidade, alteridade, resolução de conflitos e Direito e sociedade.

“É preciso transferir esse conhecimento para os outros tribunais que ainda não o têm”, afirmou o diretor. “Acabou aquela história de o juiz recém-aprovado vir para a escola judicial apenas ouvir palestras e aulas. Hoje eles são partícipes ativos do processo de formação. Educar magistrados não é ensinar o que se aprende na faculdade, e sim ensinar o que a magistratura exige”.

Formação continuada

A intenção da Enamat é que as escolas judiciais repliquem o modelo já adotado no 24º CNFI nos cursos de formação continuada em andamento nos TRTs.

_O2A3088No primeiro dia do Curso de Formação de Formadores de Juízes Tutores, o juiz Flávio Luiz da Costa, da 19ª Região (AL), explicou as novidades aos colegas e mostrou como a dinâmica de teoria e prática tem funcionado nas aulas ministradas aos 75 novos juízes aprovados no 1º Concurso Público Nacional Unificado.

Em seguida, o professor da Universidade de Brasília José Vieira de Souza falou sobre a avaliação formativa na formação de magistrados do trabalho.

A programação segue até quarta-feira (8). Veja o cronograma completo aqui.

(Juliane Sacerdote/CF)