Teorias e estilos de aprendizagem marcam aula inaugural

_78I4639A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) deu início, nesta terça-feira (25), ao I Curso de Formação de Formadores em Metodologias Ativas. O curso, com duração de três dias, será ministrado para os 29 juízes tutores que atuam nas 24 Escolas Judiciais do Trabalho (Ejuds).

Na abertura do evento, o diretor da Enamat, ministro Vieira de Mello Filho, ressaltou a importância do curso-piloto, cujo objetivo é aprofundar a qualificação dos formadores nas técnicas de ensino mais avançadas e aproveitar as boas práticas já utilizadas por alguns tribunais. “A troca de experiências vai permitir ampliar o uso dessas novas metodologias nas escolas regionais”, afirmou. “Estamos dando um passo importante na qualificação e, com seu êxito, poderemos replicar essa iniciativa para amplificar os benefícios em proveito da magistratura do trabalho”.
O ministro lembrou os resultados obtidos com a mudança das metodologias adotadas no 24º Curso Nacional de Formação Inicial, realizado em maio. “Tivemos um resultado extraordinário com a mudança metodológica, em que abandonamos a qualificação meramente acadêmica e optamos por técnicas modernas, possibilitando o encontro da vocação com a formação”, assinalou.
Estilos de aprendizagem
A primeira aula do curso foi ministrada pela professora Bernadete Pessanha Cordeiro, da Universidade Católica de Brasília, com o tema “Teorias e estilos de aprendizagem: as formas próprias para ensinar e aprender na educação de adultos e profissionalizante”.
A aula, conduzida por meio de várias dinâmicas, teve por objetivo auxiliar a descoberta dos vários estilos de aprendizagem para favorecer a retenção do conhecimento. “Nosso objetivo é estimular a reflexão sobre as práticas que os tutores já utilizam, verificar as que podem ser melhoradas e adequar as metodologias para criar condições que auxiliem na aprendizagem voltada para as questões jurídicas”, explicou.
Formação
Na parte da tarde, os juízes participaram dos painéis “O novo modelo de formação do SIFMT: eixos e conteúdos”, coordenado pelo juiz do trabalho Flávio Luiz da Costa (TRT-19), e “Formação de formadores em perspectiva: a experiência da Enfam”, com o juiz federal Vladimir Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

(AS/CF)