O conteúdo será replicado nas escolas judiciais dos TRTs

_O2A5779Uma turma de 24 juízes de diferentes Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) começou nesta terça-feira (26) o curso “Prática orientada em argumentação e retórica”, que faz parte do Curso de Formação de Formadores (CFF) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Na abertura do curso, o diretor da Enamat, ministro Vieira de Mello, destacou a importância do tema. “O Poder Judiciário é o único que se legitima pela fundamentação, que é amparada na argumentação e na retórica”, enfatizou. Segundo o ministro, o curso foi adaptado de um programa de pós-graduação oferecido pela Universidade de Brasília (UnB), e a ideia é ampliá-lo para alcançar todos os desembargadores do trabalho.

 
Teoria
Os magistrados já tinham participado anteriormente de módulos teóricos na modalidade a distância. Agora, realizam a parte prática do curso com a execução de exercícios individuais e em grupo. “A retórica pressupõe sempre a dialógica”, explicou o professor da UnB Isaac Reis, responsável pelo curso. “Portanto, nada mais adequado que essa parte do curso seja presencial, interativa e cooperativa”.
Segundo o professor, as tarefas foram pensadas para aprimorar as possibilidades de comunicação dos magistrados, que hoje, muitas vezes, falam diretamente com a sociedade. “O juiz hoje é mais que um mero órgão decisório, que aplica a lei. Ele também tem uma pretensão de legitimidade perante a sociedade”, observou. _O2A5805

O curso, que conta ainda com a participação da professora da UnB Ana Paula Antunes Martins, vai até quinta-feira (28) na Enamat.
(Juliane Sacerdote/CF)