Banner do projeto círculo de leitura

CÍRCULO DE LEITURA DO MÊS DE SETEMBRO
“O que é Deficiência”, de Debora Diniz.
          O quarto encontro do Círculo de Leitura do TRT4 acontecerá no dia 28/09/2020 (2ª-feira), das 16h às 18h,  em formato de roda de conversa ao vivo pelo canal da Ejud4 no YouTube, com a participação da publicitária Fatine Oliveira, da Assistente Social Fernanda Vicari e da psicóloga Victória Bernardes.
SOBRE A OBRA
          A obra analisa a evolução do conceito de deficiência ao longo do século XX e no início deste século XXI, através de uma provocação à compreensão biomédica do tema – que interpretava a deficiência como uma simples desvantagem biológica (“…A concepção de deficiência como uma variação do normal da espécie humana foi uma criação discursiva do século XVIII, e desde então ser deficiente é experimentar um corpo fora da norma…”).
          O livro não se detém sobre deficiências específicas, mas procura explicar como o próprio conceito foi se modificando através do tempo.
          Partindo dos primeiros estudos sobre deficiência que surgiram no Reino Unido nos anos 1970 (que tratavam do ‘modelo médico’ – segundo o qual a deficiência era um problema exclusivo da própria pessoa deficiente), evolui para uma concepção mais social, em que a comunidade, como um todo, passa a ser considerada parte do problema (“…a afirmação da deficiência como um estilo de vida não é resultado exclusivo do progresso médico. É uma afirmação ética que desafia nossos padrões de normal e patológico.”).
          Ao abordar a evolução do conceito ao longo do tempo, o livro conclui que deficiência não é mais a simples expressão de uma lesão que impõe restrições à participação social de uma pessoa, mas, sim, um conceito complexo que reconhece o corpo com lesão, ao mesmo tempo que denuncia a estrutura social pouco sensível à diversidade e que oprime a pessoa deficiente (“O desafio está em afirmar a deficiência como um estilo de vida, mas também em reconhecer a legitimidade de ações distributivas e de reparação da desigualdade, bem como a necessidade de cuidados biomédicos.”).
SOBRE AS DEBATEDORAS
* Fatine Conceição Oliveira, Mestranda em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação da UFMG, faz parte do grupo de pesquisa Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade. Publicitária, integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência e autora do blog/canal Disbuga, onde expõe suas impressões sobre a vivência com deficiência; 
* Fernanda Vicari, Graduada em Serviço Social pela UNISINOS. Assistente Social, membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência e Presidenta da AGADIM – Associação Gaucha de Distrofia Muscular
Mediadora: Victória Bernardes, Formada em Psicologia pela PUC-RS. Atuou na área de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e atualmente participa no controle social, como Conselheira Nacional de Saúde (CNS) e Conselheira Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Rio Grande do Sul (COEPEDE/RS). Integra as Comissões Intersetoriais de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência e de Saúde da Mulher do CNS e as Comissões de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). É integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência.  
INSCRIÇÕES
          Magistrados e servidores interessados podem, até o dia 25/09/2020, realizar a sua autoinscrição por meio deste link, que dará acesso ao ambiente do Círculo de Leitura, na Ejud4 On-Line, onde estarão disponíveis orientações de leitura, materiais complementares, carga horária da atividade e demais informações. Para este quarto encontro, não há limite de vagas.
Folder do evento, com data e  dados dos participantes
PRÓXIMOS ENCONTROS DO CÍRCULO DE LEITURA
Os próximos encontros, que ocorrerão em outubro e novembro, acontecerão via Google Meet ou YouTube, quando possível a participação do autor da obra. As inscrições serão divulgadas sempre no início de cada mês.
 
COMUNIDADE DE PRÁTICA
Para aquelas pessoas que não forem contempladas com vagas para os encontros virtuais, quando o caso, haverá a possibilidade de participação, a qualquer tempo, na Comunidade de Prática do Círculo de Leitura, disponível desde já na Ejud4 On-Line, que proporcionará a discussão das obras pelos colegas. A Comunidade traz um fórum de discussão permanente sobre a obra do mês, e é de livre acesso. Basta que o/a interessado/a faça a sua autoinscrição neste link.
 
SOBRE O CÍRCULO DE LEITURA
A cada mês, haverá a seleção de uma obra literária a ser lida pelos participantes durante o mês. São ao todo 6 (seis) leituras, de junho a novembro. Cada leitura contará com um encontro virtual, sempre na última segunda-feira de cada mês, para discussão das obras propostas, conduzidas por um mediador. A participação nos encontros não é vinculativa, ou seja, você poderá participar da atividade que mais lhe interessar, fazendo a sua inscrição individualmente para cada uma.