CÍRCULO DE LEITURA DO MÊS DE NOVEMBRO
O avesso da pele“, de Jeferson Tenório.
         O sexto e último encontro do ano do Círculo de Leitura do TRT4 acontecerá no dia 30/11/2020 (2ª-feira), das 17h às 19h,  em formato de roda de conversa ao vivo pelo canal da Ejud4 no YouTube, com a participação do escritoJeferson Tenório e da jornalista Iarema de Lima Soares.
SOBRE A OBRA
O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.
SOBRE OS DEBATEDORES
Jeferson de Souza Tenório: Mestre em literaturas Luso-africanas pela UFRGS. Atuou como bolsista CAPES em projetos de pesquisa voltados para estudos de literaturas luso-africanas, com ênfase nos seguintes temas: colonialismo, pós-colonialismo, Identidade e diáspora africana na pós-modernidade. Atualmente é doutorando em teoria literária pela PUCRS. É autor dos livros “O Beijo na parede”, “Estela sem Deus” e “O Avesso da Pele”. Este ano é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, sendo o primeiro patrono negro e o mais jovem.
* Iarema de Lima Soares: Jornalista e especialista em Literatura Brasileira, ambas pela UFRGS. Repórter Multimídia da editoria de Comportamento e Educação de GZH;
INSCRIÇÕES  
          Magistrados e servidores interessados podematé o dia 30/11/2020, realizar a sua autoinscrição por meio deste linkque dará acesso ao ambiente do Círculo de Leitura, na Ejud4 On-Line, onde estarão disponíveis orientações de leitura, materiais complementares, carga horária da atividade e demais informações. Não há limite de vagas.
Folder do evento
SOBRE O CÍRCULO DE LEITURA
Ao longo do ano de 2020, nos meses de junho a novembro, 6 (seis) obras literárias foram selecionadas, para leitura dos participantes. Cada uma delas conta com um encontro virtual, sempre na última segunda-feira de cada mês, para discussão das obras propostas, conduzidas por um mediador. A participação nos encontros não é vinculativa, ou seja, você poderá participar da atividade que mais lhe interessar, fazendo a sua inscrição individualmente para cada uma.