Ao longo da aula foi apresentada aos magistrados uma série de ferramentas para obter e cruzar informações.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizou, nesta sexta-feira (16), a quarta aula do Curso de Formação de Formadores sobre Produção e Análise de Provas Digitais. A aula, ministrada pelo promotor de Justiça do Estado da Bahia Fabrício Rabelo Patury, abordou ferramentas e utilização de fontes abertas para obter dados digitais.

O promotor de Justiça, que tem ministrado as aulas da capacitação, explicou que, por meio de fontes abertas, é possível levantar dados de geolocalização, análise de vínculos e de estudo do alvo de informações controversas. “A inteligência de fontes abertas é o raciocínio de coleta de informações no big data. Muitas vezes a informação está em fontes abertas e, a partir desse levantamento, é possível descortinar novas técnicas de fontes restritas para utilizar”, completou.

Ao longo da tarde foi apresentada aos magistrados uma série de ferramentas para obter e cruzar informações. “O importante é vocês entenderem o quanto o big data pode ser filtrado para nos dar as informações que precisamos”, concluiu.

Imagem da sala de aula virtual

CFF

O Curso de Formação de Formadores começou na semana passada (5/4) e vai até 26 de abril, com aulas virtuais às segundas e sextas-feiras. Na formação, os magistrados estão sendo apresentados a conceitos sobre direito digital, privacidade na internet, pontos básicos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Civil da Internet, fake news, inteligência artificial, uso da prova digital no processo, entre outros temas.

(VC/AJ)