O curso virtual sobre Produção e Análise de Provas Digitais está sendo ministrado pelo promotor de Justiça Fabrício Rabelo Patury

Na manhã desta segunda-feira (19) foi ministrada a quinta aula do Curso de Formação de Formadores sobre Produção e Análise de Provas Digitais promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O conteúdo apresentado aos magistrados abordou as ferramentas de fontes abertas para pesquisa avançadas em aplicativos utilizando critérios como geolocalização, postagens, palavras chaves e a varredura e raspagem de dados. 

De acordo com o promotor de Justiça do Estado da Bahia Fabrício Rabelo Patury, que está ministrando o curso, a realidade atual, com uma sociedade quase que completamente conectada, estimula o segmento jurídico a utilizar as novas ferramentas disponibilizadas pela tecnologia.   “Temos uma infinidade de possibilidades para encontrar informações que podem servir de provas em processos judiciais”, afirmou. “Precisamos trabalhar com a análise desses dados e com todas as ferramentas disponíveis para aproveitar essa nova fronteira probatória”, completou.

CFF

No Curso de Formação de Formadores sobre Produção e Análise de Provas Digitais os magistrados estão sendo apresentados a conceitos sobre direito digital, privacidade na internet, pontos básicos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Civil da Internet, fake news, inteligência artificial, uso da prova digital no processo, entre outros temas.

As aulas, virtuais, são ministradas às segundas e sextas-feiras, com encerramento previsto para o próximo dia 26 de abril.

(Andrea Magalhães/AJ)