O magistrado, que faleceu na última semana, era vice-diretor da Enamat.

O ministro Walmir Oliveira da Costa, que era vice-diretor Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e faleceu na última semana, foi homenageado nesta segunda-feira (3/5), na abertura da 27ª edição do Curso Nacional de Formação Inicial (CNFI). A homenagem contou com a presença de familiares do ministro.

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, em seu pronunciamento, homenageou o ministro Walmir Oliveira da Costa e destacou o doloroso momento que vive a instituição com a morte de um seus magistrados mais dedicados. “A Justiça do Trabalho vive um momento de grande consternação com a perda do ministro Walmir”, disse. “Solidarizo-me com as manifestações de pesar pela partida tão precoce do nosso colega e amigo ministro Walmir Oliveira da Costa”, completou.

A ministra também destacou que o ministro participou da realização do I Concurso Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho do Concurso Nacional Unificado, garantindo elevada contribuição ao certamente na condição de examinador de todos os novos juízes que foram arguidos na prova oral. “Renovo as boas-vindas aos juízes que, empossados na sexta-feira, hoje iniciam o curso de formação inicial, ressaltando a importância dos conhecimentos que irão adquirir e a necessidade de retribuírem à sociedade por meio do exercício eficiente, austero e comprometido da jurisdição, proporcionando segurança jurídica e estabilidade social”.

Turma Ministro Walmir Oliveira da Costa

Segundo a diretora da Enamat, ministra Dora Maria da Costa, os novos juízes do trabalho decidiram homenagear o ministro Walmir Oliveira da Costa dando seu nome a essa nova turma de formação inicial. “Os alunos juízes decidiram, espontaneamente, dar a esta turma o nome do ministro Walmir Oliveira da Costa. É a primeira vez que isso ocorre na história da Enamat e mostra a sensibilidade desses alunos que certamente honrarão a magistratura trabalhista nacional”, enfatizou.

De acordo com a diretora da Enamat, todos estão consternados e sensibilizados com a partida prematura do ministro que, segundo ela, é digno das maiores homenagens. “Ele dedicou sua vida à magistratura e ao magistério sempre com simpatia, atenção e entrega a tudo que fazia. A turma ministro Walmir Oliveira da Costa passa, com ele, para a história, guardando-o para sempre na nossa memória e nos nossos corações”, disse. “Ministro Walmir Oliveira da Costa, onde estiver, receba os nossos aplausos e a nossa gratidão por tudo que fez pela Justiça do Trabalho e pelo Direito do Trabalho em toda a sua existência terrena”, concluiu.

Um vídeo em homenagem a Walmir Oliveira da Costa foi exibido em seguida e a  esposa do magistrado, Maria dos Reis Gusmão da Costa, agradeceu a todos pela homenagem. “Guardem sempre no coração aquele amigo, companheiro e colega que foi Walmir Oliveira da Costa. Fica só as minhas eternas lembranças e gratidão a Deus e a toda essa comunidade da magistratura. Essa homenagem é muito importante para mim, para minha família e para as lembranças que vou guardar”, destacou.

Leia também: Enamat inicia 27º Curso Nacional de Formação Inicial para turma com 60 juízes do trabalho

(Nathália Valente/AJ)