Magistrados também aprenderam mais sobre a abordagem sistêmica dos conflitos trabalhistas

Screenshot_26No quarto dia do 2º Curso de Conciliação e Mediação para Magistrado Supervisor e Coordenador de Cejusc na Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), debateu as interações humanas e os conflitos, além de detalhar os chamados cinco axiomas da comunicação. A palestra foi proferida pela juíza Roberta de Melo Carvalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TO/DF).

A magistrada fez uma contextualização histórica sobre as teorias da comunicação, explicou quais são os elementos de comunicação que devem ser levados em conta na resolução de conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho. “Hoje o novo paradigma da comunicação diz que não podemos pensar em uma comunicação linear. Hoje sabemos que a comunicação é circular. É algo que envolve duas pessoas e até terceiros próximos”, pontuou.

Ainda de acordo com a palestrante, é preciso ter atenção a todos os elementos disponíveis quando ocorre uma audiência de mediação ou conciliação. “O nervosismo, o mexer inquieto de pernas e de pés nos mostra algo. Expressões faciais e até o silêncio pesado nos comunicam coisas, basta observar com atenção”, destacou a magistrada.

Direito sistêmico

Captura de Tela-10A juíza Alda de Barros Araújo Cabús, do TRT da 19ª Região (AL), conceituou o Direito Sistêmico como uma forma de olhar as relações e perceber a existência de coisas fora do lugar. Destacou que o termo não é um ramo do Poder Judiciário nem do direito tradicional, mas enfatizou que o tema tem sido muito debatido em várias instituições ao redor do mundo atualmente.

A magistrada do TRT-19 lembrou ainda do pensador Bert Hellinger, que estudou a psicanálise e outras abordagens terapêuticas, além de ter atuado na formação do conceito “constelação familiar”. O tema foi complementado pela juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva, do TRT da 18ª Região (GO).

Programação

O 2º Curso de Conciliação e Mediação para Magistrado Supervisor e Coordenador de Cejusc na Justiça do Trabalho – 1º e 2º graus segue até 27 de agosto.

(Juliane Sacerdote/AJ)