A Enamat e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em sequência à parceria na pesquisa: “Análise comparativa internacional de sistemas de jurisdição trabalhista”, vem realizando webinários com  objetivo de entender o funcionamento de sistemas judiciais de diferentes países

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) está participando dos webinários promovidos, em 2021, pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), braço operacional do PNUD. O tema foi destaque nos portais da ONU Brasil e do IPC-IG

A intenção da pesquisa é conhecer mais sobre o funcionamento do sistema de justiça trabalhista de cinco países: Portugal, África do Sul, México, Coreia do Sul e Argentina. Os dados serão compilados e farão parte de uma publicação que será apresentada em inglês e português.

O levantamento também tem o objetivo de conhecer mais sobre a carreira dos magistrados nos diferentes países, entender como funcionam as demandas e conhecer os índices de produtividade registrados até agora pelos juízes trabalhistas.

Este mês, foram realizados webinários para conhecer a realidade de Portugal, África do Sul e México. Em setembro, o evento abordará os detalhes do sistema judicial da Coreia do Sul e Argentina.

Enamat

Os webinários têm contado com a participação do juiz auxiliar da direção, Platon Teixeira  de Azevedo Neto, e também de integrantes da equipe de pesquisa da escola.

A intenção da Enamat é aprender com experiências de outros países para colecionar boas práticas e disseminar o conhecimento que poderá, futuramente, ser útil à realidade brasileira.

 Parceria 

Com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, o termo de cooperação técnica entre a Enamat e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo da ONU foi assinado em outubro de 2019.

(Juliane Sacerdote/AJ)