O evento foi marcado por lançamento de um produto de comunicação em multiplataformas

Imagem da videoconferência

Foto: ASCOM8

No segundo dia da programação da IX Semana Institucional da Magistratura da 8ª Região, o lançamento da mascote “Mira”, nova integrante da Turma dos Direitos Animados, marcou a abertura do evento.

A coordenadora da Comissão de Incentivo à Participação Feminina, juíza do Trabalho Léa Sarmento apresentou a Mira para todos os magistrados e servidores presentes. “A Mira é uma personagem feminina que irá traduzir as dificuldades e anseios da mulher do TRT8, para fins de conscientização da discriminação de gênero e outras formas de discriminação no sistema de justiça, bem como alertar para o meio ambiente de trabalho seguro e sadio, o trabalho decente e a luta contra o trabalho infantil e a favor da concretização dos direitos humanos”.

O nome Mira é uma homenagem à juíza “Semíramis Arnaud Ferreira, servidora e aprovada em concurso para Juíza Presidente de Junta em 1963, tendo sido um exemplo de protagonismo feminino, tendo chegado a presidente deste TRT8 e convocada pelo TST. ‘Mira’, como carinhosamente a chamamos, também é o alvo que pretendemos atingir com nossa mascote: garantir um judiciário representativo e inclusivo, nas suas ações internas e externas”, observa.

A personagem tem um rosto com características físicas e regionais, do nosso povo. Ela é antenada com as tradições culturais. “O rosto que precisamos para transmitir uma mensagem avessa a estereótipos e naturalização de desigualdades… essa mensagem é dirigida não apenas para o sistema de justiça mas para toda a sociedade. O Judiciário não é apenas números. O Judiciário tem rostos e se preocupa com as causas sociais. O Judiciário trabalhista da 8ª Região se preocupa na luta contra a discriminação de gêneros não só na justiça, mas perante toda a sociedade”, destaca.

A juíza agradeceu “a todos, às integrantes do comitê, parceiros de trabalho, Ascom, ao artista Cássio Tavernard com sua equipe, Administração do TRT8 e a EJUD8 que cedeu esse espaço e apoia a nossa causa”.

Juízes e servidores acolheram a nova personagem do TRT8 e destacaram a personalidade, “destemida e intrigante. Dona de si e graciosa, ao mesmo tempo”, observou a juíza do Trabalho Nágila de Jesus Oliveira Quaresma, titular da 4ª Vara do Trabalho de Parauapebas.

A vice-diretora da EJUD8, juíza do Trabalho Maria de Nazaré Medeiros Rocha, parabenizou “o Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário do TRT8 por essa iniciativa e homenagem à Dr. Semíramis. Parabéns à Ascom pela preparação desta mídia.”

Programação – O Desembargador do TRF4, Roger Raupp Rios, foi o facilitador da palestra sobre “Discriminação no poder judiciário”. Ele elogiou o trabalho realizado pelo TRT8 com a Mira e reforçou o slogan da campanha “A Justiça é o nosso trabalho”.

Para o magistrado, a discriminação é um grande desafio para todos nós, enquanto instituição da qual participamos. “O tema da discriminação serve com um alerta. A Justiça é o nosso trabalho. Não só que a gente faz, mas o que estamos transformando. Quem somos? Onde estamos? Nossas identidades e subjetividades não são um desabrochar, e sim resultados de convivências”, reflete o desembargador.

A tarde foi reservada à continuidade dos trabalhos de grupos, que seguem até o final desta quinta (18). As palestras do evento são abertas a todos os servidores e magistrados do TRT8.

Nesta quinta-feira, 18, de 9h às 10h, haverá palestra “A felicidade não depende do que nos falta” tendo como facilitador, escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey. Confira a programação aqui.

A Semana Institucional encerra na sexta-feira (19), com um painel de apresentação da Administração.

Serviço: IX Semana Institucional da Magistratura do TRT8

Período: até sexta-feira, 19 de novembro

Formato: Híbrido

Realização: EJUD8, Ecaiss e TRT8