Gráfico magistrados e servidores treinados em 2021 pela EJUD18

O ano de 2021 foi de grandes desafios, prosseguimos com as adaptações necessárias ao enfrentamento da pandemia trazida pela Covid 19, mas as atividades da Escola Judicial do TRT da 18ª Região continuaram a ser desenvolvidas de forma on-line com bastante sucesso. A Ejud 18 superou o ano de 2020 e mais que cumpriu a meta de capacitação do público interno, que no ano passado foi de 3.609 vagas ocupadas por servidores e 629 vagas ocupadas por magistrados. O resultado alcançado no exercício anterior superou as expectativas quando foi contabilizado, respectivamente, a ocupação de 4.147 vagas destinadas a servidores e 735 destinadas a magistrados, ou seja, a unidade de ensino alcançou as taxas de 114,9% e 116,8% no cumprimento das metas. O número de alunos externos que participaram de ventos oferecidos pela Ejud 18, 2.047, também foi recorde. No total geral, o desempenho da Escola chegou a 6.929 vagas ocupadas.

Em comparação aos dois anos anteriores, o crescimento foi de 42% em relação a 2019, que contabilizou 4.878 vagas ocupadas e de 23%, se comparado ao ano de 2020, quando a Ejud 18 preencheu 5.626 vagas. O número de capacitações do público interno também superou os dois últimos anos: em 2021 o desempenho foi de 4.882 capacitações, enquanto em 2020 foi de 3.919, e 2019 foi de 4.396 o número total de magistrados e servidores capacitados.

O coordenador pedagógico, juiz Rodrigo Dias, atribui o excelente resultado alcançado pela Escola à diversidade de temas tratados ao longo do ano. “Procuramos oferecer aos alunos a possibilidade de ampliar a visão sobre os problemas enfrentados pelo Direito e Processo do Trabalho, colocando em discussão questões atuais relativas ao universo trabalhista, a exemplo da realização da Semana Jurídica – Gig Economy e o Futuro do Trabalho, quando foram colocadas em evidência a realidade do trabalho realizado por meio de plataformas digitais e as dificuldades de proteção e enquadramento jurídico desse segmento”, exemplificou.

O juiz Rodrigo Dias também destacou a realização do primeiro congresso dedicado integralmente ao estudo do Direito Coletivo do Trabalho, quando foi realizada uma semana de excelentes palestras proferidas por operadores do Direito e professores, trazendo opiniões diversas e por vezes divergentes sobre temas inquietantes como negociação coletiva, dispensa coletiva e contribuição sindical dentre outros. “Acredito que a pluralidade de opiniões permite uma análise mais abrangente sobre as matérias em discussão”, comentou.

A diretora da Escola, desembargadora Iara Rios, destaca também o esforço da Ejud 18 de estabelecer parcerias com outras unidades de ensino dos tribunais trabalhistas tanto na divulgação como na realização de eventos. “Temos um excelente relacionamento entre as escolas judiciais e, em 2021, estabelecemos uma parceria com a Escola Judicial do TRT da 11ª Região para a realização de forma conjunta dos Seminários Temáticos. Isso porque a Ejud 11 enfrentava grandes dificuldades com deficit em seu quadro funcional devido aos afastamentos decorrentes da Covid 19. Essa parceria só veio a somar para o atingimento das metas e para a qualidade dos nossos eventos”, ressaltou.

A expectativa para este ano é que a Escola continue o excelente desempenho apresentado nos anos anteriores, o Plano Anual de Capacitação de 2022 contempla uma diversidade de cursos e eventos voltados à capacitação em atendimento ao levantamento de necessidades formativas realizado junto às unidades do TRT 18. Está programada a realização de 78 eventos para o ano letivo em curso, com destaque para o evento de abertura que contará com a presença do ministro do TST Douglas Alencar, previsto para o dia 11 de março.

Reforma nas instalações da Ejud 18

Na expectativa da retomada das atividades presenciais, as instalações da Ejud 18 passarão por ampla reforma. Estão sendo feitas adequações às normas sanitárias, bem como melhorias no sistema de som e troca de mobiliário das duas salas de aula, que estão sendo preparadas para funcionar considerando os diversos layouts na disposição das estações de estudo, de sorte a contemplar a variedade de dinâmicas definidas pelos instrutores. O laboratório de informática também passará por melhorias, com adequação do mobiliário. Algumas mudanças serão feitas também na disposição das instalações administrativas da Ejud 18, além da revisão geral do piso e realização de nova pintura no ambiente interno. “Acredito que essas melhorias vão dar maior conforto e sensação de bem-estar aos nossos alunos que, como sempre, são muito bem-vindos à nossa Escola”, comemorou a desembargadora Iara Rios.

Acesse aqui o relatório de desempenho da Ejud 18 – 2021!