O Tribunal Regional do Trabalho e a Escola Judicial da 4ª Região (RS) realizaram na última sexta-feira (12), no Foro Trabalhista de Gramado (RS), a primeira das quatro edições do Curso de Administração Judiciária de Varas do Trabalho previstas para 2010 no Rio Grande do Sul. A atividade, destinada a juízes do trabalho, reuniu magistrados das cidades de Gramado, Farroupilha, Caxias do Sul, Soledade e Santa Cruz do Sul.

O encontro integra o projeto de qualificação desenvolvido pela Escola Nacional da Magistratura Trabalhista (Enamat) e converge para a meta nº8 estipulada pelo Judiciário brasileiro este ano: a qualificação de 50% dos magistrados na função administrativa das Varas. O ideal projetado, para agora e no futuro, é o do juiz gestor: aquele que, além da jurisdição, dedica-se à gestão de pessoas, de recursos e rotinas de trabalho. Tudo isso para garantir, a partir de um bom funcionamento das Varas, a prestação jurisdicional em tempo razoável e de forma efetiva.

Ministrada pelos juízes Inajá Oliveira de Borba e Ricardo Martins Costa, habilitados pelo Curso de Formação de Formadores promovido pela Enamat, a atividade intercalou momentos de debate entre os participantes e apresentação de vídeos sobre diversos temas: gestão na atividade judicial, planejamento estratégico, liderança, relacionamento entre juízes e servidores, recursos materiais, ergonomia, gestão de processos e rotina de trabalho, entre outros. Os momentos de interação foram considerados muito proveitosos: houve troca de experiências, relatos e opiniões sobre os assuntos que fazem parte do dia-a-dia dos magistrados nas Varas de Trabalho – e relacionados aos temas abordados nos vídeos.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/RS)